Adsense Cabeçalho

'Além da Lenda' enaltece a cultura nacional com animação rica e super colorida | 2022

NOTA 8.0

Um aceno identitário para nós mesmos 

Por Vinícius Martins @cinemarcante 

Não sou público fiel da série 'Além da Lenda', e confesso que bem sequer sabia de sua existência antes do lançamento do filme que entra hoje em cartaz no circuito comercial país adentro. Imagino eu, sem querer soar arrogante, que uma maioria esmagadora de brasileiros também não saiba da existência de 'Além da Lenda' - e isso é uma pena, na verdade, pois o filme se mostrou uma fonte fertilíssima de conhecimento folclórico sobre o nosso Brasilzão e mostrou ser capaz de divertir e ensinar com graça e boa técnica.

'Além da Lenda' promove um aglomerado saudoso de histórias infantis genuinamente brasileiras. Personagens clássicos, que construíram o imaginário de gerações, se misturam a uma nova dimensão folclórica onde quem é definitivamente esquecido sai desse plano e vai para o Além da Lenda, que se apresenta (no filme, pelo menos) como uma versão de paraíso para as lendas esquecidas, como um retiro. Tudo começa a dar errado quando o livro que registra tais mitologias cai em mãos erradas e é iniciada uma corrida contra o tempo em pleno 31 de outubro para reverter alguns estragos que podem representar o fim de nossos mitos.

Confesso que, por não estar habituado ao universo que a série propõe em suas duas temporadas já exibidas, o filme não me fisgou em seus primeiros vinte e cinco minutos. O primeiro ato me fez questionar o tempo investido ali. Contudo, após um baita ponto de virada, que é o gancho que define todo o arco que se segue a partir de então, me deixou curioso num estalar de dedos. Quando entendi a proposta e consegui vislumbrar a intenção dos realizadores, disse para mim mesmo "tem potencial nisso aqui" - e tinha mesmo, muito.

O tratamento dado ao desenvolvimento do roteiro e a construção crítica (embora não ofensiva) da idolatria aos costumes estrangeiros sobrepostos aos nossos próprios é a cereja do bolo, coroando a animação pernambucana como uma obra a ser lembrada e revisitada pelas nossas crianças. Os cuidados no costurar das culturas e na mensagem final são de um zelo enorme, evidenciando o carinho de seus criadores pelo tesouro que são as nossas histórias folclóricas. Terminei o filme imensamente satisfeito com o tempo que investi, e vou assistir a série com prioridade.

Por falar nela, engana-se quem pensa que é necessário ter visto a série para entender e apreciar a festa eufórica e colorida que é 'Além da Lenda'. O caráter cartunesco e as tantas referências que recheiam e enriquecem a obra são um deleite aos olhos de quem cresceu com as animações que alegraram as crianças nas manhãs da TV aberta. Por alguns momentos me senti deslumbrado pela tonelada de memórias que o filme me trouxe, tanto pelos personagens quanto pelo estilo de animação. Me alegrei, me distrai e (re)aprendi algumas coisas valiosas sobre nossa história - história essa que não pode ser esquecida. Jamais.


Vale Ver!



Nenhum comentário