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'Garoto dos Céus' : Tarik Saleh une Política e Religião em trama complexa de amadurecimento | 2022

NOTA 8.0

Por Maurício Stertz @outrocinéfilo 

Existem diversas formas de representar o amadurecimento a algum personagem em tela e fazer dessa jornada íntima o ponto mais alto em qualquer trama, dentre um complexo leque de escolhas. Às vezes, as tantas pontas de um roteiro podem até ser confundidas entre si e provavelmente seja preciso mais esforço para esse emaranhado de nós. A contar a complexidade de 'Garoto dos Céus', que envolve política e religião como dois pilares principais para a criação de um pano de fundo, todas as mudanças ocasionadas na vida de Adam importam igualmente e fazem parte de sua jornada.

Com uma manipulação certeira do diretor Tarik Saleh em 'Garoto dos Céus', esse crescimento de Adam é visto de perto. Jovem e de origens humildes, vivia em um vilarejo de pescadores com seus irmãos e seu pai. Havia perdido a mãe há algum tempo. A relação entre eles, principalmente dele com seu pai, era costumeiramente turbulenta e rigorosa dentro de casa. As pautas tradicionais e os costumes religiosos impunham algumas dessas regras. Mas havia espaço para calma e a tranquilidade, justamente quando partiam a pescar em alto mar num barquinho desajeitado, logo num lugar em que tudo estava agitado e nervoso à sua volta. Esta cena inicial demonstra sua poesia, que se faria “rima” visual, mais à frente.

Quando o garoto recebe a carta que havia sido aceito em uma das universidades mais respeitadas, importante centro sunita ao Islamismo no Egito, nem sequer podia contar ao seu pai, com o medo de um orgulho não retribuído ou de demonstrar qualquer sorriso de alívio por estar saindo dali. A jornada se inicia e tudo muda de repente. O garoto precisa experimentar os limites de sua zona de conforto. É estudioso e aproveita para demonstrar seus esforços na oportunidade que recebeu. Até que, com uma guinada brusca, a trama se desenvolve com complexidade,  alternando-se entre a religiosidade e os símbolos do país à política das elites locais, sem deixar de lado o menor sinal das sutilezas e incertezas de Adam, que passa a  perder sua ingenuidade aos poucos, longe do seu antigo vilarejo. O que o assusta agora é a corrupção dos homens, não mais a movimentação ríspida do mar. O que passa a respeitar agora são aqueles que detém um poder artificial e mundano, não mais seu pai ou o que a religião o apontava. As oportunidades estavam recebendo um preço alto a pagar.

Assim, a trama se desenvolve como um paciente jogo de xadrez e afeições políticas, sempre vistas pelas duas óticas distintas e criando espaços para, inclusive, questioná-las. É na direção habilidosa de Saleh que o filme cresce em forma, quando adiciona pitadas de tensão, reforçados, aqui e ali, com posicionamentos de câmera bem pensados, desde a tranquilidade espiritual de uma oração que recebe sua total atenção ou a forma com que disseca o olhar de Adam em partes e o deixa cristalino, enquanto desenvolve sua religiosidade e amadurece, por fim.

'Garoto dos Céus' é um filme que se apropria da complexidade e devolve, em contrapartida, uma bonita história que só diz respeito à Adam que, afinal, retoma as origens de quem foi, mudado, como se tivesse ido aos céus para perceber. 








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