Adsense Cabeçalho

Festival do Rio: 'Hit Man' | 2023

Entre identidades duplas e rivalidades cômicas, longa mescla ação e comédia como poucos. 

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 


Richard Linklater é um diretor que tem o talento de transformar histórias comuns e inusitadas em filmes cativantes. Centrados em diálogos ricos e personagens bem desenvolvidos, longas como "Boyhood", filmado ao longo de 12 anos, e a trilogia "Before", demonstram sua maestria em revelar certa magia no ordinário. Mas, e quando os eventos da vida real ultrapassam o limite do inusitado? Em "Hit Man", Linklater parece desafiar a si mesmo, mergulhando em uma das narrativas mais absurdas que se possa imaginar. Nesse trajeto, recorre à ação e a comédia para nos presentear com uma das obras mais divertidas e perspicazes de toda a sua filmografia. 

Baseado em um artigo da revista Texas Monthly, a trama conta a improvável história real de Gary Johnson (Glen Powell), um pacato professor de psicologia e filosofia que trabalha meio período como assistente da polícia local plantando escutas em agentes disfarçados que, por sua vez, dão flagrantes em mandantes de assassinatos. Quando o agente responsável pelos disfarces é afastado, é a vez de Glen tentar a sorte no cargo. 

A premissa, capaz por si só de provocar risadas, não deixa nada a desejar na execução. A combinação de sagacidade, timing cômico e montagem criativa constrói o ambiente perfeito para uma comédia que abrange ampla gama de recursos, desde o humor sutil até o mais absurdo. Glen Powell se destaca ao interpretar um homem de múltiplas facetas. Embora seu cotidiano seja como Gary Johnson, para realizar seu trabalho, ele precisa adotar diversos disfarces que se adaptam a cada situação. No entanto, é ao assumir a persona de Rod que ele descobre uma nova perspectiva de vida. Motivado pelos encantos de Maddy (Adria Arjona), Gary incorpora todas as características que lhe faltam em sua pacata rotina de professor, permitindo que Glen Powell demonstre toda a sua versatilidade. Porém, essa mudança de comportamento também o coloca na mira de seu rival, Jasper (Austin Amelio), um membro experiente, porém controverso, da corporação, desencadeando uma emocionante caçada de gato e rato. 

Exibido fora de competição no 80º Festival de Veneza, "Hit Man" é um filme que se sobressai por sua leveza, bom humor e excelência cinematográfica. Uma adição notável ao repertório de Linklater, que continua a surpreender e encantar com sua inovação e habilidade em contar histórias, consolidando ainda mais sua posição como um dos diretores mais consagrados da atualidade. 





Nenhum comentário