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Festival do Rio: 'On Off' | 2023

Filme de Lírio Ferreira é ousada adaptação de Giuseppe Tornatore 

Por Rogério Machado 


Não tenho dúvida que quando um cineasta escolhe seu elenco, ele o faz esperando que aquele ator sirva aos propósitos do personagem em questão. Em se tratando da dobradinha Cadu Fávero /Caio Blat em 'On Off', que está em competição da Première Brasil no Festival do Rio, Lírio Ferreira ('Acqua Movie' - 2019) tinha um desafio ainda maior e os nomes nos créditos soam como se não pudessem ser outros senão esses. Fávero por ter desenvolvido o roteiro e já encenado a peça homônima em 2020 e Blat pelo conhecido potencial dramático. 

Na trama Onoff (Caio Blat) é um escritor famoso no mundo todo. No entanto, ele não publica um novo livro há algum tempo. Mesmo assim, se sente confortável por ter criado uma personalidade reclusa e longe do burburinho midiático. Numa noite de tempestade, ele é apanhado pela polícia sem qualquer identificação ou memória dos acontecimentos recentes, deixando as autoridades desconfiadas. Durante o interrogatório, um inspetor (Cadu Fávero), que é apaixonado por literatura, tenta apurar o que aconteceu e mergulha na mente do autor que admirava para tentar desvendar um misterioso crime.

Refilmagem de 'Uma Simples Formalidade' (1994), da lenda Giuseppe Tornatore ('Cinema Paradiso' - 1988), o longa de Lírio Ferreira adota a fotografia em preto e branco, além de usar o sempre ousado plano sequência (aquele filmado num take só) em quase toda a rodagem, exceto em apenas uma cena, como confessou o diretor. O plano sequência é uma saída arriscada, mas diante dos recursos dramáticos e a química da dupla de protagonistas, o que poderia se tornar um problema acaba angariando pontos à favor ao nos posicionar bem dentro do filme, já a opção por não usar cor traz um clima Noir super interessante à empreitada.  

Esse clima teatral é atraente, e os mais ligados no trabalho de ator hão de se verem envolvidos, ainda que em dado momento a trama se mostre estagnada em função do jogo de repetição do interrogatório. Nada que atrapalhe a experiência, já que somos pegos de cara pelo magnetismo que vai se estabelecendo  frame a frame. O elenco mal tem tempo de respirar pelo texto afiado e dinâmico e a gente do lado de cá  da tela quase sem fôlego. 'On Off' é mais um boa amostra do ótimo cinema que Lírio Ferreira faz. 






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