Festival do Rio: 'Pedágio' | 2023
Carolina Marcowicz reafirma o seu cinema autoral com premissa polêmica
Por Rogério Machado
Após impactar crítica e público com o drama ao melhor estilo 'soco no estômago' em 'Carvão', Carolina Makowicz, homenageada em Toronto recentemente sendo a primeira brasileira a receber um Tribute Awards, a cineasta apresentou pela primeira vez no Brasil o aguardado 'Pedágio', em mais uma dobradinha com a talentosa Maeve Jinkings. 'Pedágio' é um outro lado da promissora Carolina, que ainda em seu segundo longa metragem, apresenta uma versatilidade que poucas vezes vimos em alguém em início de carreira no nosso cinema.
No longa conheceremos Suellen (Maeve Jinkings), uma cobradora de pedágio que cria seu filho com honestidade e que não permite se corromper. Porém um dia ela vê a oportunidade de ganhar um por fora em uma atividade ilegal junto com seu amante, Arauto (Thomas Aquino), já que ela pensa estar fazendo tudo por uma 'causa nobre' que é financiar a ida de seu filho, Tikinho (Kauan Alvarenga) à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
É muito interessante notar a dicotomia entre os dois trabalhos da cineasta. 'Carvão' tem uma trama pesada e que tira o fôlego, já em 'Pedágio', Carolina encontra um perfeito diapasão entre o humor e o drama. Eu até diria que 'Pedágio' é uma comédia ácida sobre um assunto espinhoso que tem lampejos dramáticos, e o maior mérito da direção é buscar o cômico sem ser pedante, o tom de ironia aqui é a favor da crítica, que não deixa dúvidas sobre o que defende que é descredibilizar a intragável e inacreditável 'cura gay'.
Além da incrível performance de Maeve Jinkings, é justo também deixar registrado o trabalho sensível do estreante em longas Kauan Alvarenga, que inclusive já havia trabalhado com Markowicz em 'O Orfão', um curta da cineasta. E para além do campo das atuações, outro ponto que merece destaque é a competente fotografia do venezuelano Luis Armando Arteaga, que ressalta o cinza vindo da poluição das chaminés das grandes siderúrgicas de Cubatão e os contrapõe a pontos de cor em momentos específicos, como por exemplo o filtro rosa por trás dos óculos de Tikinho. Um trabalho de sutilezas que causa um impacto sem tamanho à obra.
'Pedágio' é sobre abrir mão da honestidade em função da falsa moral que atinge a muitos por aí. O novo longa de Carolina Markowicz retrata a opressão e a violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade.
Deixe seu Comentário: