'Um Filme de Cinema' : longa revisita a história da Sétima Arte sob o olhar ingênuo de uma criança | 2023
NOTA 6.5
Por Karina Massud @cinemassud
Bebel é uma linda menininha de 7 anos, inteligente e questionadora. Ela estuda no primário, e um dia sua professora pede pros alunos apresentarem uma história, e ela tem a idéia de fazer um filme com a câmera do pai, o roteirista e diretor de cinema Thiago B. Mendonça, que no momento vive uma crise criativa. Depois de muito emburramento e choramingo, o diretor resolve emprestar o equipamento para filha, e esse projeto acaba por mergulhar a todos na história do cinema. Esse é o enredo de “Um Filme de Cinema”, longa do Thiago B. Mendonça, que depois do engajamento social do aclamado “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita Não é um Urso que Dança”, vem agora com essa história lúdica e doce, onde os personagens são sua família e amigos.
A menina parte então registrar cenas do seu quotidiano, em casa e na escolinha, com dramatizações bem maduras para uma criança, filmagens dos amigos, dos funcionários da escola e do seu cachorrinho fofo. O que era pra ser uma tarefa vira diversão e aprendizado sobre as origens do cinema. Bebel, seu pai (vivido pelo ator Rodrigo Scarpelli), mãe e irmã revivem cenas e personagens icônicos, como a pin-up Betty Boop, o Carlitos do gênio Charles Chaplin e o comediante Buster Keaton. E dessa forma a criatividade de Bebel acaba por ajudar no bloqueio criativo de seu pai, surpreendido com o talento da filha
Misto de ficção com documentário, “Um Filme de Cinema” é voltado tanto pro público adulto quanto pro infantil, pois carrega essas duas perspectivas ao longo da narrativa. A edição é dinâmica, com trechos do dia a dia familiar, da vida escolar da menina e de seus pequenos dramas, tudo embalado por uma trilha sonora gostosa com canções interpretadas pela criançada do elenco. Os diálogos são ótimos e ditos com espontaneidade, e as entrevistas com as crianças são de uma doçura ímpar: “ O que é vida pra você?” , “Qual o seu sonho?”, “Você é feliz?”
“Um Filme de Cinema” é sobre incentivar as crianças a darem asas à imaginação, que nessa fase da vida não tem os limites bobos dos adultos; é sobre afeto e companheirismo em família, e principalmente sobre amar a arte do cinema. Uma obra que começou como uma brincadeira despretensiosa e virou uma produção séria e encantadora.
Deixe seu Comentário: