Adsense Cabeçalho

Festival de Cinema Italiano: 'A Última Noite de Amore' | 2023

NOTA 6.5

Thriller italiano esbanja adrenalina na última noite de um policial prestes a se aposentar

Por Marcello Azolino @pilulasdecinema


Neste thriller de ação estrelado pelo profícuo ator italiano Pierfrancesco Favino, Franco Amore é um policial irretocável há 35 anos em serviço que está prestes a se aposentar da Corporação. Casado com Viviana (Linda Caridi), levou até ali uma vida de retidão e de admiração por seus colegas de trabalho e amigos. Na noite anterior ao seu discurso de despedida, Amore se vê envolvido em uma missão de transportar uma mercadoria valiosa para a máfia chinesa. Ele e seu parceiro policial, Dino (Francesco Di Leva), topam a empreitada para ganhar um bom dinheiro extra, mas a situação sai do controle e pode colocar tudo a perder.

A trama simples é recheada de momentos tensos e de dilemas por parte do personagem Franco, que vê sua vida inteira de integridade ser tragada pela corrupção e violência do submundo de Milão. O filme expõe o policial pautado pela retidão a uma série de influências tortas que vão do seu colega Cosimo (Antonio Gerardi), quem apresenta a proposta de fazer o transporte de diamantes para a máfia chinesa, e sua esposa Viviana, uma figura de personalidade marcante e disposta a assumir as consequências para ela e Franco se darem bem.

O diretor Andrea Di Stefano ('Escobar: Paradise Lost') dirige com pulso firme esta trama eletrizante que traz frescor ao cinema italiano no gênero de ação. A cena do túnel, que é chave na missão de Fausto e Dino, carrega uma alta dose de tensão e a narrativa mergulha em um submundo que evoca por vezes filmes como 'Collateral' (2004), de Michael Mann.

Interessante notar a forma como Stefano pincela a Milão do “underground”, mais conhecida por ser a capital da moda e por ostentar obras de artes a céu aberto como o Duomo e Teatro alla Scala, esses ícones aqui não passam de papéis de parede borrados na tela. O foco aqui é um outro universo que a cidade oferece e que é sem moral e sanguinolento.

Mais uma vez o excelente ator Pierfrancesco Favino constrói um perfil de policial riquíssimo, boa gente, ético que se vê envolvo em um mar de lama e decadência moral. O desfecho assim como seu filme anterior, 'Nostalgia' (2022), traz uma visão bastante pessimista sobre como as escolhas e atalhos que você escolhe na vida podem, por um passo em falso, colocar tudo a perder.

'A Última Noite de Amore' teve sua estreia mundial no Festival de Berlim deste ano e ainda participou do Festival de Tribeca. Em ambos fora da Competição. Agora pode ser conferido com exclusividade no 18º Festival de Cinema Italiano no Brasil.




Nenhum comentário