Adsense Cabeçalho

'Leo' : burlesca e cativante, animação educa com doçura e bom humor | 2023

NOTA  7.0

Será que eu posso falar sobre você como se não estivesse aqui?

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Sejamos honestos, existem umas crianças perturbadas que a gente bate o olho e logo vê que precisam ouvir algumas verdades que os pais (ou responsáveis) não podem dizer. Essas verdades muitas vezes não vem à tona porque, em casos específicos, a causa dessas verdades necessárias é justamente oriunda pelos próprios pais e pela educação equivocada que eles dão - muitas vezes sem nem perceber. Isso gera conflitos de identidade na infância, comportamentos ofensivos ou socialmente repelentes, disputas por algum status de popularidade, e, no fim das contas, todos esses pequenos se veem solitários de algum modo. ‘Leo’, nova animação da Netflix dublada e produzida por Adam Sandler, chega à plataforma com os ares de ser só mais uma adição bobinha ao catálogo - afinal, é um filme de animais falantes -, mas se mostra portador de um debate muito útil, se dispondo a dialogar com as crianças aquilo que muitos pais têm dificuldade em conversar.

Com um humor infantojuvenil típico de Adam Sandler, o filme começa em uma aparente conformidade àquilo que se espera de uma animação pouco inspirada, mas não demora a se perceber que a proposta aqui é usar uma ilustração surrealista de animais inteligentes que começam a revelar seus dons verborrágicos para algumas crianças (o que não é nenhuma novidade nos filmes animados) para comentar as angústias modernas de forma dinâmica e didática, ensinando uma pluralidade de pontos de vista e promovendo algumas reflexões bastante pertinentes e necessárias. Assuntos como rejeição, ansiedade, aceitação, morte, confiança e amizade são trazidos à luz sob uma abordagem cuidadosa e repleta de respeito, mesmo apesar de portar um humor estereotipado e uma visão de mundo limitada às aflições de uma esfera micro como é uma sala de aula do quinto ano. E quase como uma parábola, o filme entrega boas pérolas de sabedoria e alguns conselhos notáveis que ajudam na percepção da vida e do mundo que cerca as crianças.

Mas não se deixe enganar pelo alegórico descompromisso do filme com a realidade por causa dos animais falantes e intelectualmente super desenvolvidos, pois os ensinamentos propagados aqui são não somente válidos como também são muito úteis, principalmente para as crianças que precisam encontrar a si mesmas em um mundo cujas regras não foram elas que criaram. Com isso em mente, diversas realidades do grupo de estudantes são apresentadas à medida em que Leo, o lagarto setentenário tagarela que dá título ao filme, passa a frequentar suas casas aos finais de semana por causa de uma dinâmica de cuidado da turma. Aqui também tem, é claro, aquele típico exagero de terceiro ato em filme infantil, onde uma coisa “pequena” e contida ganha contornos megalomaníacos e absurdos demais até para a proposta interna que o filme vinha trazendo, mas o caso da vez soa bem menos forçado e a cadência de eventos e irrealidades não destoa tanto quanto poderia. No fim das contas, o filme diverte, emociona e ensina com muitas qualidades e um mérito que poucas animações recentes conseguem possuir.

E fechando, sendo ainda mais honestos, existem uns adultos perturbados que a gente bate o olho e logo vê que precisam ouvir umas verdades. Esse filme dialoga também com esses adultos, que fazem uso de uma ambição desmedida e predatória, que seguem atropelando tudo e todos sem respeitar as individualidades, talentos e seus devidos méritos e créditos. ‘Leo’ é uma aula para os pequenos e uma revisão aos grandes sobre a necessidade de enxergar o outro e abraçar as diferenças que se movimentam fora de suas respectivas bolhas sociais. É engraçadinha, piadista e cativante em uma medida que comove sem a necessidade de querer fazer chorar, porque aqui o que importa é a reflexão e a lição que continuam ecoando na mente quando o filme termina. Uma grata surpresa, que recomendo para todas as idades.






Nenhum comentário