Mostra SP: 'O Mensageiro' | 2023
Tortura e drama dos presos polÃticos da ditadura militar pautam a mais nova obra da diretora Lúcia Murat
Por Marcello Azolino @pÃlulasdecinema
Lançado recentemente no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, 'O Mensageiro', da diretora Lúcia Murat, explora um perÃodo delicado da história do Brasil: a ditadura militar. Utilizando como pano de fundo o drama de uma famÃlia que vivencia a angústia de ter sua filha presa e torturada pelos militares, Murat pincela vários temas que tangenciam ideologia polÃtica, religião, militarismo e a relação improvável entre uma prisioneira polÃtica e um militar.
O núcleo principal do filme conta com os atores Floriano Peixoto (Henrique), Valentina Herszage (Vera), Georgette Fadel (Maria) e Shico Menegat (Armando), todos responsáveis por carregar boa parte do drama familiar que envolve a presa polÃtica Vera, que após passar por torturas pesadÃssimas na prisão, acaba sensibilizando o soldado Armando. Este militar decide criar um vÃnculo emocional com a mãe da garota, Maria, e passa a visitá-la regularmente para levar notÃcias e acalmar o coração da famÃlia.
É a atriz Georgette Fadel quem realmente brilha no elenco, a mãe da prisioneira é quem ganha as melhores cenas e diálogos do Longa, bem como traz camadas complexas à personagem ao guiar discussões sobre religião, sobre a resiliência que as famÃlias impactadas pela ditadura precisavam ter e sobre a curiosa arma de lobby que a mãe desesperada oferecia para sensibilizar os militares a darem notÃcias de sua filha: uma torta de fruta aparentemente deliciosa.
Com fundo semi biográfico, Murat evidencia que o tema mexe particularmente com ela e expõe dramas do seu próprio passado, já que também foi presa polÃtica e vivenciou, tal qual a protagonista da obra, uma situação parecida em que um militar visitava sua famÃlia para dar notÃcias sobre seu perÃodo na prisão. Em coletiva de imprensa em São Paulo, a diretora afirmou que “É importante reviver essa história atualmente, pois o filme surge em um contexto espantoso em que 58 milhões de brasileiros votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições”. Outro desafio que Murat pontuou foi a dificuldade de realizar o Longa durante a pandemia, já que os ensaios duraram seis meses e tiveram que ser feitos através da Plataforma ZOOM durante o ápice da COVID.
'O Mensageiro' é uma fita poderosa sobre a temática e traz figuras femininas fortes, que dão tração e contraste ao universo monocromático e sépia masculino representado pelo pai da Vera, Henrique, e pelo militar Armando. O Longa pode ter falta de ritmo por algumas vezes com cenas pontuais arrastadas, mas o saldo positivo geral prevalece por ser cinema polÃtico que faz refletir e alertar para que certas passagens da história brasileira nunca mais se repitam.
Deixe seu Comentário: