Adsense Cabeçalho

'Mamonas Assassinas - O Filme' : trajetória meteórica da banda é retratada em filme homenagem | 2023

NOTA 7.0 

Por Rogério Machado 


Ao menos no Brasil, nunca houve uma banda como 'Mamonas Assassinas', que muito além de um jeito único de fazer música, também imprimiu um estilo marcante e repleto de irreverência, desde a atitude até os figurinos. A conexão entre as letras e o visual com toda certeza é o que colocou a banda no imaginário popular em muito pouco tempo. É como afirmou Walkiria Barbosa, uma das produtoras do longa, durante a pré estreia do filme no Rio de Janeiro: 'O Mamonas é a banda mais pop que o Brasil já teve'.

'Mamonas Assassinas - O Filme' acompanha a trajetória dos amigos Dinho (Ruy Brissac), Júlio (Robson Lima), Bento (Alberto Hinoto), Sérgio (Rhener Freitas) e Samuel (Adriano Tunes) que, juntos, formaram um dos grupos mais marcantes e inusitados que o Rock Brasileiro já viu. Provando-se um sucesso estrondoso em um curtíssimo espaço de tempo, o quinteto precisou de muitas tentativas frustradas, fazendo bicos aqui e ali e tocando em comícios para conseguir mostrar que podia ser a próxima grande banda do Brasil.

Sob a direção de Edson Spinello  e inicialmente sendo pensado como uma série, após divergências nas negociações, o projeto ganhou finalmente seu formato para um longa metragem focado no início da carreira dos meninos em Guarulhos, que fica na região Metropolitana de São Paulo. O encontro com o midas da música nacional  Rick Bonadio, o produtor musical que acreditou na banda, tem boa parte da atenção do roteiro de Carlos Lombardi. Das cenas em estúdio, passando pela criação da música e a construção do estilo do grupo até o estrelato definitivo, é o que o filme tem de melhor. E aqui é importante ressaltar que tudo se torna tão quente e vívido dada a escolha de regravar as canções e usar a voz do ator, Ruy Brissac, que inclusive já havia vivido o vocalista no teatro. Brissac é a força motriz do filme assim como Dinho era da saudosa banda. É impressionante a semelhança física, mas para a além disso está o poder de absorver a atitude e o jeito fanfarrão do artista. 

É certo que o grande atrativo, principalmente para os fãs da banda, serão as reconstituições dos shows e as apresentações na tevê, e nisso o filme é impecável e alcança seu objetivo. Contudo, quando o enfoque é a dramatização da vida privada dos componentes da banda, a coisa muda de figura: são diversas sequências com atuações que fazem cair a temperatura e subtramas que não convencem a audiência. 

Com a mensagem que sonhos são possíveis e que acreditar é a essência da vida, 'Mamonas Assassinas - O Filme' é divertido e um filme homenagem à altura da banda e dos efervescentes e politicamente incorretos  anos 90. O filme deixa a desejar em alguns quesitos técnicos, como o som por exemplo, mas em compensação é cuidadoso com a direção de arte e o figurino, muitos inclusive são itens da própria banda cedidos gentilmente pela família, que também acompanhou todo o processo. O longa de Spinello acerta na linha do tempo e com toda certeza ganhará espaço nessa época concorrida nas salas de cinema. O legado para as novas gerações permanece intacto. Mamonas vive!













Nenhum comentário