Adsense Cabeçalho

'Propriedade' : thriller eletrizante explora a luta de classes em trama intensa e cheia de reviravoltas | 2023

NOTA 7.0

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 


A distribuição de filmes nacionais enfrenta desafios que não são de hoje, e embora medidas para mitigar esse problema estejam em discussão, uma estratégia promissora envolve a exibição dessas produções em festivais internacionais. Ao apresentar filmes brasileiros nesses eventos, busca-se não apenas ampliar sua visibilidade, mas também conferir-lhes credibilidade. Certamente, é paradoxal depender da validação estrangeira para valorizar aquilo que é intrinsecamente brasileiro, o que evidencia nosso histórico complexo de inferioridade. O filme "Propriedade", selecionado no Festival de Berlim 2023, exemplifica essa dualidade ao explorar uma temática universal com uma abordagem que ressoa profundamente com a brasilidade. Apesar de sua capacidade de dialogar com audiências globais, o filme mantém um olhar direto para nós, confrontando-nos com verdades difíceis de digerir.

Na trama, acompanhamos Roberto (Tavinho Teixeira) e sua esposa, Teresa (Malu Galli), que, buscando se recuperar de um episódio de violência urbana, decide passar um tempo em sua casa de campo no interior do estado. No entanto, ao chegarem lá, deparam-se com uma revolta em curso, desencadeada pelos funcionários após eles tomarem conhecimento da venda iminente da propriedade. Esta descoberta serve como catalisador para os trabalhadores, que se reúnem determinados a assegurar seus direitos. O que antes era um local de refúgio torna-se um campo de batalha, onde cada indivíduo é compelido a enfrentar os desafios e perigos que surgem, numa busca desesperada por preservar suas vidas e interesses em meio ao caos crescente.

Sob a direção do pernambucano Daniel Bandeira, o filme apresenta uma interessante alternância de perspectivas. Inicialmente, somos imersos no pequeno núcleo familiar de Teresa, testemunhando seu estado recluso e profunda melancolia dentro de uma mansão à beira-mar. Em questão de minutos, a narrativa transita para a casa de campo, onde se desenrola o cerne da trama. Quando os protagonistas percebem algo errado, a perspectiva retrocede algumas horas, transportando-nos ao momento crucial em que um grupo de trabalhadores recebe a notícia que desencadeará a problemática da história. Esta alternância de pontos de vista se mantém até o fim, com a produção destacando-se ao estabelecer um passado para cada grupo sem recorrer a diálogos explicativos ou flashbacks. Tudo é muito bem contextualizado e as revelações são subentendidas por comportamento, pequenas cicatrizes ou traumas evidenciados na personalidade. No entanto, a inventividade ocasionalmente cede lugar a conveniências de roteiro, como objetos estratégicos aparecendo no lugar e na hora certa e uma sequência de acasos que, quando ocorrem ocasionalmente, fazem parte do jogo, mas em excesso pode sugerir falta de criatividade.

O ponto crucial talvez resida na abordagem da violência, sendo um divisor de águas no filme. Por um lado, a obra demonstra coragem ao retratar a revolta e suas reações de maneira visceral, porém, esse enfoque pode interferir negativamente em outros momentos em que o longa demanda uma visão empática para com os envolvidos, sejam eles vítimas ou algozes. A mensagem de Daniel Bandeira é clara, objetiva, mas a objetividade técnica, por mais aprimorada que seja, está sujeita a interpretações subjetivas que podem divergir no espectador. A clareza do propósito do filme perde sua potência se confundida com uma representação puramente sádica, comum em thrillers de terror. Embora pareça absurdo, essa confusão é uma possibilidade a ser considerada.






Nenhum comentário