Adsense Cabeçalho

Dica do Papo ! ' Deus e o Diabo na Terra do Sol ' - 1964


A dica de hoje é de um longa que é um marco no cinema nacional: 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' que mesmo depois de cinquenta anos continua sendo atualíssimo. 


Eis a Sinopse : 


Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

O filme critica de uma maneira dura e extremamente teatral a política e a religiosidade. Os fundamentalistas religiosos que hoje estão por aí aos montes levando uma massa cega à atos não pensados em nome de Deus ,já apareciam nessa história de Glauber Rocha nos idos de 1964. Seria uma 'profecia' do visionário diretor ?

Polêmicas à parte, o filme merece ser visto tanto pela rica história ou mesmo pelo que ele representa para o nosso cinema: uma época em que a sétima arte por aqui era feita com ideologias e não somente para gerar lucro.

'Papo de Cinemateca -
Porque Cinema e Diversão é Com a Gente Mesmo.'

Nenhum comentário