Dica do Papo ! ' Deus e o Diabo na Terra do Sol ' - 1964
A dica de hoje é de um longa que é um marco no cinema nacional: 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' que mesmo depois de cinquenta anos continua sendo atualÃssimo.
Eis a Sinopse :
Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (MÃlton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (LÃdio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo mÃstico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (MaurÃcio do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
O filme critica de uma maneira dura e extremamente teatral a polÃtica e a religiosidade. Os fundamentalistas religiosos que hoje estão por aà aos montes levando uma massa cega à atos não pensados em nome de Deus ,já apareciam nessa história de Glauber Rocha nos idos de 1964. Seria uma 'profecia' do visionário diretor ?
Polêmicas à parte, o filme merece ser visto tanto pela rica história ou mesmo pelo que ele representa para o nosso cinema: uma época em que a sétima arte por aqui era feita com ideologias e não somente para gerar lucro.
'Papo de Cinemateca -
Porque Cinema e Diversão é Com a Gente Mesmo.'
Deixe seu Comentário: