Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! ' Numa Escola de Havana ' - 2014

NOTA 8.9

Esse drama cubano põe na mesa um debate interessante : todo professor deveria se importar com a vida do aluno fora da escola? É papel do professor transpor as quatro paredes da sala de aula e além de ensinar , assumir também a educação da criança ? 

É bom que se faça a distinção desses dois verbos : enquanto um propõe a didática no conteúdo escolar, o outro diz respeito a conduta (correta, claro) que cada um deve ter na vida em geral.



No filme Chala (Armando Valdes Freire),é um garoto de onze anos que vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba.

Com uma história riquíssima , o longa não se atém somente ao tema exposto no início, ele coloca outras questões em foco e mesmo sendo um drama, assume um papel social de grande valia.

Encabeçando o elenco está a atriz cubana Alina Rodriguez , responsável por várias cenas fortes e cheias de emoção. Sua personagem vai provar que o que vale mesmo é fazer o que está no coração e que o amor é o maior dos ensinamentos.

Vale Ver !

Nenhum comentário