Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'Donnie Darko' (Director's Cut) - 2000

'Donnie Darko',  filme cult e ousadíssimo do diretor Richard Kelly (Fora de Controle-2002), na certa dividiu e sempre dividirá opiniões. Resumindo : Há quem ame e quem odeie !

O fato é que, querendo ou não querendo, o filme entrou para a história do cinema em muito pouco tempo e vez por outra figura nas listas de melhores filmes. É verdade que quem entende o longa (eu mesmo fiquei super perdido) vai ter sua própria interpretação do filme, até porque ele sugere várias possibilidades. Loucura ou não,  o filme prende e intriga pelo clima de mistério, que somado a momentos antológicos (e olha que são vários) fazem dessa produção um marco do cinema moderno. 

Fuçando aqui e ali percebemos que é possível achar algumas boas interpretações e teorias sobre o filme de Kelly , que na época era praticamente um garoto quando partiu para essa empreitada. Acaso você ainda não tenha visto o filme, sugerimos que assista antes de ler. Até para se situar melhor na história e entender os termos usados. A seguir, entraremos mais a fundo na proposta do filme, mas para isso não dava pra fugir dos spoilers. 

O longa inclusive teve seu roteiro original publicado recentemente pela Dark Side Books. 
Confira aqui :   http://www.darksidebooks.com.br/donnie-darko/



Eis a sinopse :


Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.

Basicamente é preciso saber que o filme é uma visão muito pessoal e original das famosas viagens no tempo : Cientificamente, com o conhecimento teórico de física que temos hoje, não seria possível viajar para o passado. Por que? A regra universal: o EFEITO deve acontecer após a CAUSA. Viajar para o passado seria dar possibilidade para acontecer o PARADOXO (contradição) e fazer com que o EFEITO acontecesse antes da CAUSA. Viajar para o futuro demandaria abrir o chamado buraco de minhoca, um túnel que serviria de atalho para viajar pelas 4Ds (tal buraco existe mas é invisível ao olho humano, logo, o desafio seria aumentar o tamanho de um deles); a outra possibilidade para viajar para o futuro seria pegar uma nave que alcançasse quase a velocidade da luz.

De acordo com Einstein, se você ficar perto de algo que tenha uma quantidade de massa incrivelmente grande, esse objeto conseguiria afetar o tempo fazendo com que ele passasse mais lentamente em relação a alguém que estivesse mais afastado.
Levando em conta isso. Acredito que Donnie fez o impossível....Ele encontrou uma forma de criar um buraco de minhoca e enxergar através dele o que iria acontecer. Ele enxergou que sua namorada Gretchen Ross (Jena Malone) seria morta pelo coelho Frank, que na verdade era o namorado de sua irmã. Percebeu assim que a única forma de mudar tudo e fazer com que o mundo fosse melhor, seria se sacrificando, pois se não tivesse conhecido a garota, ela não morreria.


Ele encontrou uma forma de abrir o buraco de minhoca perto do avião que estava indo para Los Angeles com as 'Sparkle Motion' ( o grupinho de dança da escola). Por quê ? Era a nave que precisava, embora estivesse longe de atingir a velocidade da luz. O buraco se abriu e na turbulência do avião, uma das turbinas entrou no buraco viajando para o passado e matando Donnie que escolheu ficar deitado no quarto.

O paradoxo: O efeito que no caso foi a queda da turbina sobre Darko, aconteceu antes da causa: abertura do buraco de minhoca. Se Darko morreu antes da abertura do buraco, quem abriu o buraco??   No entanto, essa explicação acaba com um pouco da graça do filme. Um filme é feito para criar diferentes interpretações e emoções. Kelly quis dar um ar místico para o filme, não se importando restritamente às leis da física.

O que prova isso?
Quando a turbina cai no começo, um zoom é dado no meio do objeto no qual pode ser visto o símbolo de uma espiral (significa evolução ou regressão e na versão dupla, pode ser traduzida como nascimento e morte).  

Qual o papel dos professores de literatura e física, respectivamente, Karen Pomeroy (Drew Barrymore) e Kenneth Monnitoff (Noah Wyle)?

Os dois professores sabiam de algo sobre Donnie. Karen deu uma dica importante para que ele continuasse seguindo o “Destino de Deus” ao escrever e explicar o significado de “Cellar Door”. Por que Kenneth se negou a explicar mais sobre viagem no tempo e disse que poderia perder o emprego? Ele não podia estar falando do emprego de professor, afinal, que sentido teria ter medo de ser demitido por explicar mais sobre física a um aluno interessado?

Drew Barrymore como Karen, a professora transgressora e moderna.
Outro ponto intrigante. Roberta Sparrow ( a vovó morte) viajou no tempo também. Tanto que escreveu o livro 'A Filosofia da Viagem no Tempo'. O fato dela abrir a caixa de correios todos os dias, era porque esperava a carta de Donnie. Ela já sabia. Teria sido ela quem abriu o buraco de minhoca que culminou com a morte de Donnie? Se sim, qual seria o objetivo dela ? 

Enfim, são muitas perguntas... e não pense que tudo estará explicado ao findar do filme, muito pelo contrário, a dúvida vai continuar e será preciso um belo de um debate e troca de experiências para que comecemos a compreender algo .

Resumindo?  (oh nooo! outra pergunta?) É muita viagem...

 


O site Canto dos Clássicos fez uma análise interessante e bem detalhada sobre o filme, claro que confusa também, mas muito inteligente.   Confira aqui: http://www.cantodosclassicos.com/donnie-darko-2001-resenha/


Com os irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal e Jena Malone  em início de carreira, e ainda contando com nomes como Drew Barymore e o saudoso Patrick Swayze, 'Donnie Darko' é com certeza um dos trabalhos mais originais e expressivos daquela década. 






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'





Nenhum comentário