Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'A Serbian Film - Terror Sem Limites' - 2012

Nem chamaríamos a dica de hoje , propriamente de dica... 
Vamos chamá-la vulgarmente de anti-dica!

'A Sebian Film- Terror Sem Limites' corre por por fora das listas de melhores filmes, e não só isso, ele figura mesmo na lista de piores filmes, daqueles que nunca  e em tempo algum merecem ser vistos. Mas é justamente por ser um filme , digamos , proibido (literalmente) é que o 'efeito cult' passa a fazer sentido e não dá outra: a curiosidade passa a ser um fator preponderante para a procura de um filme como esse. 



Eis a sinopse : 

Na Sérvia, o ator pornô apostentado Milos (Srdjan Todorovic) tem uma vida tranquila com sua amada esposa Marija (Jelena Gavrilovic) e seu pequeno filho Peter, que só lhe dá orgulho e alegria. A família vem enfrentando problemas financeiros e por isso Milos decide voltar à ativa. Ele recebe uma proposta para participar de um filme pornô experimental e é apresentado ao diretor Vukmir (Sergej Trifunovic). O ator assina um contrato às escuras, sem saber que o iria participar de um filme snuff, repleto de pedofilia, necrofilia, tortura física e mental. Ele tentará proteger a sua família e a si mesmo quando perceber no que está envolvido, mas nem todos os filmes tem um final feliz.


Na ocasião de seu lançamento o longa foi recebido com árduas críticas por onde passou. A polêmica em cima do filme do diretor Srdjan Spasojevic fez com que o filme chegasse a apenas uma sala de cinema em todo território brasileiro. Maceió foi o único lugar no Brasil que o exibiu. 


Toda essa polêmica veio por diversos temas de cunho pesado abordados pelo filme: De acordo com a ação movida para essa proibição, é pelo fato do longa metragem conter cenas que simulam a participação de recém-nascido em cena de sexo explícito ou pornográfica, além das que mostram sexo explícito, crueldade, elogio/banalização da violência, necrofilia, tortura, suicídio, mutilação, agressão no ambiente familiar, além de incitar a pedofilia. Em alguns países da Europa (Itália, Grécia e França), a veiculação do filme foi vetada e causou muito  mal-estar onde conseguiu ser exibido.


É óbvio a opção do diretor em retratar um terror extremo, em fazer uso da violência desnecessária, e de demonstrar os desejos mais íntimos do homem. 'A Serbian Film' não faz apologia à pedofilia, motivo pelo qual o filme recebeu uma celeuma judicial. Na verdade, todo tipo de sexo, na visão do filme, é um desvio de comportamento, uma forma de perversão inerente ao comportamento humano. O filme é antes de mais nada, uma crítica superficial a falência das relações pessoais e da troca constante entre o jogo de poder presente em uma ex-república socialista.



O filme de Srdjan Spasojevic (que nome impronunciável!) se apoia em uma variedade de erros estendidos pelo seus longos 104 minutos.  A desnecessária violência, as longas cenas de sexo explícito e a invariável de suas personagens, o afunda num emaranhado pelo qual não se tem saída.  O filme não funciona, não emociona; impactante sim, reflexivo talvez.  Mas o que fica da obra do diretor é uma publicidade gratuita em cima de sua polêmica e de sua apologia nonsense sobre, necessariamente, coisa alguma.



'A Serbian Film' na verdade trata como arte o niilismo caricato e ao mesmo tempo extremo.  O filme é uma dica que nós não daríamos, e reconhecemos que nem todos terão estômago para tal,  mas pra quem quiser tentar a sorte.... whatever ! 






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.' 




Nenhum comentário