Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Caça-Fantasmas' - 2016

NOTA 8.0


Definitivamente, os anos 80 e 90 estão de volta. Nunca antes foram tão valorizadas as produções feitas nessas épocas. Com isso, diversas franquias estão aproveitando essa onda nostálgica que paira sobre nós e revivendo clássicos filmes da "sessão da tarde", ou baseados em desenhos animados que fizeram sucesso, há duas ou três décadas. Agora, chegou a vez dos Caça Fantasmas, que vieram não com uma continuação, mas trazer um recomeço, só que desta vez, invertendo os gêneros. Se no filme de 1984 tínhamos quatro homens como protagonistas, no de 2016 temos quatro mulheres. Mas será que elas dão conta de representar o legado? Já adianto a resposta: definitivamente sim!


Na nova versão, Erin (Kristen Wiig) e Abby (Melissa McCarthy) são autoras de um pouco conhecido livro que afirma que fantasmas são reais. Depois de anos, quando a personagem de Wiig consegue uma prestigiada vaga como professora na Universidade de Columbia, seu antigo livro reaparece e ela vira piada no meio acadêmico. Erin vai atrás da sua antiga colega para tirar o livro do ar, quando descobre que ela está trabalhando em equipamentos para provar suas teorias do livro, junto com Holtzmann (Kate McKinnon), uma engenheira talentosíssima. Ambas entram em divergência de ideias até que fantasmas de verdade invadem nosso mundo. As três se juntam a Patty (Leslie Jones), uma funcionária do metrô que acaba presenciando um fenômeno paranormal e procura a ajuda da equipe das Caça Fantasmas, e com isso, entra para o grupo. Depois de diversas aparições e tentativas do governo em desmenti-las, elas descobrem que tem alguém por trás dos fantasmas que estão assombrando a cidade, e que um plano muito maior envolvendo espíritos está por vir, causando a grande catástrofe que poderia destruir a cidade de Nova York.


Fazer um novo filme de uma franquia cultuada por muitos fãs, evidentemente seria uma tarefa arriscada e certamente não agradaria a todos. A maioria dos diretores fazem filmes com apelo para os antigos fãs. O que não é o caso de  'Caça-Fantasmas' , o filme inovou trazendo essa inversão de gêneros, conseguiu trazer um tom mais sombrio, sem perder a comédia. Trazer personagens femininos como protagonistas trouxe todo um novo ar a franquia, mostrando que em 2016 os tempos são outros, onde mulheres deixaram de ser retratadas como mocinhas indefesas ou coadjuvantes e se tornaram protagonistas, inteligentes, espertas, fortes. Infelizmente, nem todos conseguem ver dessa forma, pois o primeiro trailer do filme bateu recorde negativo no YouTube. Mas por ser ruim? Não, apenas por mudar algo que muitos considerariam "sagrado" ou que estaria  "destruindo suas infâncias". Esse novo filme passa a fazer parte da infância de diversas novas crianças, de meninas que podem se ver como as heroínas de uma história. No geral, o filme não é fenomenal, tem alguns erros como qualquer outro, mas cumpre bem o que promete : uma boa comédia, divertida e com diversas referências aos filmes dos anos 80. Outro acerto são as participações de atores dos filmes anteriores, pontuais, mas verdadeiras homenagens.


Um longa com ótimos efeitos, uma história não tão original assim e até muito semelhante a do filme de 1984, mas que acertou na escolha do elenco de comediantes e nas piadas (algumas são sensacionais, inclusive). Com isso, podemos afirmar que 'Caça-Fantasmas' não fere a infância de ninguém... o filme clássico ta lá , disponível em blu ray e em plataformas online. Com isso, chegou a hora de construir novas memórias para uma nova geração.


Vale Ver ! 

Nenhum comentário