Adsense Cabeçalho

Especial : 'O Diário da Princesa 1 e 2' / 2001 - 2004


Se você me contasse que há 15 anos atrás aquela atriz mirrada e de olhar tímido iria se transformar numa das maiores estrelas de Hollywood talvez eu não fosse acreditar,  mas o fato é que 15 anos depois Anne Hathaway não somente se tornou uma das maiores estrelas do cinema , como também uma atriz inigualável , do tipo que tem tudo pra herdar o legado de grandes e talentosas atrizes  do passado e também da atualidade. 




Nossa matéria especial comemora os 15 anos de 'O Diário da Princesa' , um filme que três anos depois ganhou uma sequência (O Diário da Princesa 2) que conquistaria de vez a geração anos 2000. Não por ser mais uma história da 'gata borralheira'  que se descobre nobre da noite para o dia, (afinal o cinema já mostrou isso várias vezes) mas por ter a dádiva de ter Garry Marshall enobrecendo o roteiro e dando aquele toque dos contos de fadas modernos que só ele sabia dar. Mas não para por aí,  a combinação de uma cara nova e promissora como a de Hathaway com a lenda do cinema Julie Andrews, também é outra receita certeira de sucesso. 





'O Diário da Princesa' (2001)


No primeiro filme Mia (Anne Hathaway), uma garota de 15 anos vive com sua mãe (Caroline Goodall) em Manhattan e repentinamente descobre que seu pai é na verdade o Príncipe de Genovia, um pequeno país europeu. Ela recebe então a visita de sua avó recém-descoberta (Julie Andrews), que passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como se deve portar uma princesa. Mas quando se aproxima a data de seu aniversário ela precisa definir que caminho pretende tomar em sua vida: tornar-se uma princesa e se mudar para Genovia ou permencer em Manhattan morando com sua mãe.






Curiosidades:  

Assim como o clássico "Mary Poppins" (1964), "O Diário da Princesa" (2001) também foi filmado no estúdio 2 do Walt Disney Studios, na Califórnia. Como ambos foram estrelados pela atriz Julie Andrews, o estúdio passou a ser chamado de Julie Andrews Stage.

Sabia que Whitney Houston foi uma das produtoras do filme? Sim! Whitney assinou a produção de "O Diário da Princesa" junto com Debra Martin Chase, Mario Iscovich e Ellen H. Schwartz. A cantora e atriz também produziu a continuação do filme, "O Diário da Princesa 2" (2004), além da franquia de filmes para a TV, "The Cheetah Girls".

Sabia que o homem que aparece na foto como o falecido pai de Mia é na verdade o pai da atriz Anne Hathaway? Sim!  Já a filha do diretor Garry Marshall, Kathleen Marshall, interpreta a personagem Charlotte, enquanto a menina que vive a filha do primeiro ministro é a neta do ator Hector Elizondo.


O momento em que Mia tropeça e cai na arquibancada no filme realmente aconteceu. Anne Hathaway tinha tropeçado ao filmar a cena e o diretor Garry Marshall achou engraçado, inserindo a situação na edição final. Outra cena que acabou improvisada foi a que Mia coloca fogo no braço de um homem. Estava previsto que o fogo fosse apagado quando ele colocasse o braço no balde de gelo, mas o plano não deu certo. Em pânico, a atriz Anne Hathaway pegou um copo de água e jogou no braço do ator, resolvendo o problema e toda a comoção foi parar nas telas como parte do filme. Aliás, foi o jeito estabanado da atriz que garantiu que ela ficasse com o papel, já que durante o teste, Anne caiu da cadeira.







'O Diário da Princesa 2' (2004) 


No segundo filme que se passa cinco anos após Mia (Anne Hathaway) decidir por se tornar a princesa de Genóvia, ela se muda para o palácio real de sua avó, Clarisse (Julie Andrews). Logo ela é informada que não permanecerá como princesa por muito tempo, já que em breve terá que ser coroada rainha. Como a legislação genoviana estabelece que as futuras rainhas devem se casar antes de serem empossadas ao cargo, uma legião de pretendentes surge repentinamente na vida de Mia.







Curiosidades : 


Ao contrário do que muitos pensam, o segundo filme da franquia, 'O Diário da Princesa 2' , lançado em 2004, não apresenta fatos citados nos livros de Meg Cabot, mas foi inspirado nos seus personagens. Este filme se tratou de uma história independente.


Entretanto, apesar da continuação cinematográfica se tratar do Casamento Real, é no último livro da saga, lançado nos Estados Unidos, que Cabot retratará o casamento da princesa Mia. Royal Wedding (nome original) está sendo publicado seis anos após o lançamento do último exemplar, 'Princesa Para Sempre.'






A canção "Your Crowning Glory" é a primeira que Julie Andrews canta em público ou em um filme desde a operação nas cordas vocais que fez em 1991.



Kate McCauley, mãe da atriz Anne Hathaway, aparece em uma pequena ponta.






O Diretor Gary Marshall para tristeza de todos os fãs que acompanharam sua carreia através de grandes filmes como  'Simples Como Amar' (1999) e 'Uma Linda Mulher' (1990) , faleceu em junho desse ano,  o que coloca em cheque a realização de uma sequência para a série 'O Diário da Princesa', e mesmo que se realize um terceiro filme , com toda certeza faltará aquele toque especial que facilmente pode se reconhecido nas obras desse amado diretor. 







'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'




Um comentário:

  1. Amei as curiosidades, não conhecia nenhuma! Diário é um filme super fofo que assisto sempre que passa!

    ResponderExcluir