Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'Mártires' - 2008

"O Mundo chegou a um ponto que só existem vítimas, mártires são raros...
Mártir é um ser excepcional, ele sobrevive ao sofrimento , sobrevive à privação de tudo. Nós o sobrecarregamos com todo mal do mundo e ainda sim ele transcende a si mesmo..."

O terror 'Mártires' é originalmente um filme francês de 2008,  mas em maio deste ano os americanos se aventuraram na façanha do bendito remake, e como quase sempre,  a refilmagem ficou absurdamente inferior que o original.

O cinema de horror francês é atualmente um dos mais violentos e perturbadores, com filmes tensos, carregados de gore em roteiros que prendem a atenção e principalmente que ficam na memória do espectador. E também, com algumas exceções, constatamos que o tão badalado e popular cinema americano de horror não tem conseguido nos dias de hoje deixar de ser comum, trivial, repleto de clichês e excessivamente comercial, em detrimento de histórias originais e imagens ousadas de violência gráfica.


Eis a sinopse : 

Lucie, uma menina de dez anos que desapareceu meses atrás, é encontrada em uma estrada, desorientada, sem lembrar de nada que aconteceu. Seu corpo está todo maltratado e as razões de seu desaparecimento são um mistério. Internada em um hospital pelos traumas causados, ela faz amizade com outra menina chamada Anna. Quinze anos depois dessa terrível experiência, Lucie embarca em uma sangrenta vingança contra os seus opressores, ou quem ela acredita que são.


Aqui no Brasil o filme não teve tanta repercussão,  eu mesmo só vim a descobrir essa pérola com o lançamento da mediana versão gringa. Mas porque tanta superioridade em relação ao seu remake?   
É fácil responder :  a direção do francês Pascal Laugier é visceral ( no cerne da palavra) , não deixa beira para fantasia ou 'ameniza' o horror para atrair espectadores que não suportam ver tanto sangue.  

O filme é ultra violento (a cena de vingança com o tiroteio é memorável), sangrento ao extremo (o líquido vermelho banha a tela em demasia), e explora um tema original (depois de ver o filme o espectador refletirá sobre o real significado de mártir), através de elementos interessantes que nos remetem a outros filmes como o americano 'O Albergue' (Hostel), de Eli Roth, na ideia de uma sociedade secreta com objetivos sinistros, e as películas orientais com fantasmas atormentados, nas cenas de alucinação de uma das personagens. E ainda temos um desfecho adequado, tão perturbador quanto toda a bizarra história que é apresentada.


Além de mais verdadeiro , o filme não dá sopa para clichês do gênero e  também deixa mais clara a mensagem que pretende passar.  'Martyrs' , no original,  é horror da melhor qualidade que é item obrigatório na lista dos fãs do terror nosso de cada dia.  







'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo' 


Nenhum comentário