Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Homem nas Trevas' - 2016

NOTA 9.3


Certa vez ouvi que quem sofre a deficiência de um determinado sentido, acaba desenvolvendo excepcionalmente bem os outros que restam. De certa forma, essa lógica acaba movendo a trama central de 'O Homem das Trevas' , terror que acaba de estrear nos cinemas de todo Brasil e que chegou com boa receptividade da crítica mundial .

Na história, conheceremos três jovens que sempre escaparam de seus roubos, todos perfeitamente planejados. No entanto, quando realizam seu último crime, assaltando a casa de um senhor cego, o jogo muda. Encarcerados no local, eles precisam lutar por suas vidas contra um psicopata cheio de segredos e terrivelmente habilidoso.

Sob a direção do jovem diretor uruguaio Fede Alvarez, o trabalho apesar de ser somente o segundo longa metragem do cineasta, já revela sua intimidade e aptidão para o gênero terror/suspense. Em 2013 , sob os olhares atentos de todos ele se safou e ganhou a crítica com o remake de 'A Morte do Demônio' (clássico do terror de 1981).  O filme na ocasião também foi produzido por Sam Raimi,  o mesmo responsável pelo já 'cult dos cults' dentre os filmes de terror. 

O principal atrativo e o grande diferencial do longa é o tal fator surpresa. São vários momentos eletrizantes e inesperados que se sobrepõem , cena por cena à medida em que o filme avança, e o mais interessante:  Alvarez não lança mão (ou quase nada)  de trilha ou efeitos sonoros. Bingo!  Mais um ponto pra produção,  principalmente dentro do gênero , onde esse recurso é quase que obrigatório.  Os sons atordoantes aqui,  são aqueles que incomodam o personagem do nosso protagonista,  vivido pelo ator Stephen Lang (excepcional por sinal).  'O Homem nas Trevas' ainda tem margem para se fazer pensar, o horror jamais é tratado como escapismo nesse longa e talvez o momento mais assustador do filme seja a última sequência, que não revelarei evidentemente. Mas é justamente como uma realidade vigente trataria através da mídia e afins, o terror é real e nas ruínas dessa civilização colapsada não há margem para a redenção, nem para o heroísmo.

Ainda é cedo para tratar o cineasta uruguaio como um autor dentro dos filmes de terror, mas a produção revela grandes ideias, temáticas e estéticas, mostrando que seu diretor não se contenta em apenas seguir regras de um determinado gênero, com certeza há muito que ver em 'O Homem nas Trevas'.

Dois mil e dezesseis será marcado como a ano que trouxe o bom cinema de terror até nós, isso depois de um longo e tenebroso inverno de produções medianas dentro do gênero. 




Super Vale Ver ! 

2 comentários: