Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Amor & Amizade' - 2016

NOTA 10


Muita gente vai ver o cartaz de 'Amor e Amizade' e pensar: "Ih, é mais um filme de época água com açúcar, com mocinhas casadoiras e tramas bobas"... Nana nina não!

'Love & Friendship', filme dirigido por Whit Stillman, é uma adaptação de Lady Susan, romance de Jane Austen que ficou anos engavetado e só foi publicado postumamente pelo sobrinho da autora.


Lady Susan Vernon ( Kate Beckinsale em atuação soberba) é uma viúva de 30 e poucos anos que está desesperada em busca de um novo marido que a sustente, pois não tem nem onde morar. Ela tem uma filha, Frederica (Morfydd Clark), pra quem arrumou casamento com Sir James Martin (Tom Bennett), rico e paspalho,que de tão bobo vive feliz por não saber que é idiota     (hilária a cena dele falando dos "12 mandamentos") . A moça parece ser um estorvo na vida da mãe pois não quer se casar com o pretendente,  quer viver de dar aulas e casar com alguém que ame.

Depois de enviuvar,  a protagonista se hospeda na casa de uma amiga feia e rica, e lá ela seduz o marido da pobre, Lord Manwaring. Para abafar o escândalo na sociedade ela vai passar uma temporada em Churchill, casa de campo da cunhada Mrs Catherine Vernon (Emma Greenwell), mas lá ela também seduz Reginald DeCoursy ( Xavier Samuel), irmão da anfitriã. Reginald cai feito patinho, pois ela é linda, delicada e se faz de boazinha o tempo todo, deixando-o louco pra casar ( mas segundo ela " melhor não casarmos,não serei responsável por dividir sua família"). Detalhe : ela não deixou de se encontrar com o amante Lord Manwaring.

Curioso que normalmente as protagonistas de Jane Austen são boas moças que vivem num mundo que oprime as mulheres e as fazem viver em função de arrumar um marido. Lady Susan também tem como objetivo o casamento, mas difere dessas mocinhas:  porque ela não é boa.. ela é ardilosa, cínica e hipócrita. Mas a viúva é sincera quanto a sua canalhice,  e não teme ser punida por ela (e nem será!), o que a torna uma deliciosa megera que acabamos por amar.

Susan tem como melhor amiga Mrs Alicia Johnson (Chloe Sevigny, repetindo com ela a ótima dupla de 'The Last Days of Disco'), americana casada com um homem bem mais velho que ela despreza ( Stephen Fry, em poucas mas adoráveis cenas) e que a proíbe de encontrar Susan (sob pena de mandá-la de volta pros EUA) pois mancharia sua reputação. As duas vivem de conluios pra manipular todos ao redor, sempre com sutileza e toques de humor britânico, inteligente e sarcástico na medida ("Alicia querida, que erro você cometeu se casando com Mr Johnson, muito velho pra ser governado e muito novo pra morrer!")

O filme se desenrola em uma série de situações/quadros onde os personagens são devidamente apresentados e definidos. Reviravoltas acontecem e no final tudo se ajeita conforme as maquinações da protagonista.

Adaptar boa literatura pro cinema não é uma tarefa das mais fáceis, mas Whit Stillman e Jane Austen se deram muito bem! Excelente filme: inteligente, bem dirigido, ágil e divertido. O elenco é perfeito e os diálogos, maravilhosos. 
What a delightful movie !




Super Vale Ver ! 




Crítica por Karina Massud  

Nenhum comentário