Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Zoom' - 2016

NOTA 9.0


'Adoramos a perfeição , porque não a podemos ter , repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é desumano,  porquê o humano é imperfeito.'   (Fernando Pessoa) 

De certa forma, o texto do grande escritor português Fernando Pessoa,  não só aparece em citações nessa comédia dirigida por Pedro Morelli , como rege a tônica do filme.  'Zoom', parceria entre Brasil e Canadá discute estética, preferências e excentricidades. 


Esta é a história de três artistas: Edward (Gael García Bernal), vaidoso diretor de cinema que precisa refilmar o final de um longa contra sua vontade e que de repente começa a ter problemas sexuais. Michelle (Mariana Ximenes), modelo brasileira que deixa namorado e carreira nos Estados Unidos para voltar ao seu país e escrever um livro. E Emma (Alison Pill), que, desesperada para retirar seus implantes de silicone, recorre a meios duvidosos para ganhar um dinheiro extra, isso enquanto tenta criar uma HQ.


“Zoom” é uma expressão inglesa com um duplo significado: poder ser “zunir” (“to zoom past” como “passar zunindo” ) ou a lente fotográfica que pode aproximar ou afastar-se de um objeto cujo movimento de ajuste produz um “zunido”. O longa “Zoom” explora esse duplo sentido do termo ao criar três universos meta-narrativos (literatura, HQ e cinema) onde os protagonistas ignoram as existências paralelas, sem saber que suas decisões se afetam mutuamente: uma desenhista faz uma HQ sobre um diretor de cinema que faz um filme cuja protagonista escreve um romance sobre a desenhista de HQ. Zoom explora o simbolismo carmico de “ouroboros”, (a cobra que come o próprio rabo), além do misticismo do silêncio do poeta português.

Morelli explora também a ligação entre essas três histórias, que se entrelaçam de maneira objetiva e com narrativa ágil e atraente. O filme além de inteligente também é elegante graficamente falando:  as intervenções com animação são extremamente cartunescas e super coloridas e tudo se completa perfeitamente, não só pela história em si, mas também pelo propósito em usar o recursos pelos quais o diretor lançou mão. Tudo se encaixa perfeitamente:  técnica e conceito aqui andam de mãos dadas.  Quem ganha com isso?  Nós os expectadores, com tamanho arroubo de criatividade. 

'Zoom' estreou nos cinemas brasileiros no fim de maio deste ano,  deve chegar em breve nas locadoras , mas já é possível encontrá-lo on line. 





Super Vale Ver ! 



Nenhum comentário