Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Minha Mãe é uma Peça 2' - 2016

NOTA 8.0


Não há como negar que Dona Hermínia, a mãezona superprotetora e falastrona interpretada pelo humorista Paulo Gustavo, seja seu melhor personagem.  Tanto que a dona de casa devotada aos filhos e sem papas na língua depois de inúmeras  vezes nos palcos (eu mesmo tive o prazer de ver a peça uma vez) chega à sua segunda aventura nas telonas. 'Minha Mãe é uma Peça 2',  que chegou a impressionantes 1055 salas no país, tinha a tarefa quase impossível de superar a primeira investida.  Mas o que parecia difícil , aconteceu.. o filme já chegou agradando: tanto a grande maioria da crítica, como levando mais de 600 mil pessoas aos cinemas só no primeiro fim de semana de estreia. O filme teve a segunda melhor estreia do ano, perdendo apenas para o sucesso televisivo levado ao cinemas 'Os Dez Mandamentos'. 


Nessa sequência, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher abastada e famosa , pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV.  Porém, a personagem super protetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) resolvem criar asas e sair de casa pra ir morar em São Paulo em busca de trabalho. Para balancear, Garib (Bruno Bebianno), o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena (Patricya Travassos), a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York. 

O sucesso tanto da peça quando do filme que acabou rendendo uma continuação tão boa quanto seu original,  se deve à um fator muito simples:  Dona Hermínia é a minha,  a sua ,  a mãe de todos. Todos vão reconhecer em um diálogo ou outro a sua própria mãe. É claro que numa versão caricata e over, que na verdade é o segredinho de tamanha repercussão desse personagem amado por todos. Mas não é só Paulo Gustavo quem brilha no longa: a trinca Hermínia-Iesa-Lúcia Helena (essa última recém chegada à produção) funciona muito bem junta ou mesmo separada. As irmãs também se saem bem mesmo não interagindo com a protagonista. De maneira geral nenhum personagem depende exatamente do brilho de Paulo Gustavo para 'se dar bem' em cena

O grande mérito de 'Minha Mãe é uma Peça 2' é manter o ritmo frenético de humor como no filme anterior e acrescentar à isso, uma história que nada remete a aquela que vimos antes.  Dessa vez, Hermínia continua possessiva, mas com menos intensidade que no longa que o antecedeu: é quando cai aquela fixa de que toda mãe não cria um filho pra si e sim para o mundo. Não só nesse como em outros vários pontos, vemos uma mãe que se reinventa e que amadurece no relacionamento com os filhos. 

Bem, é por essas e outras que a série parece ter vida longa dentro do cinema nacional, além claro do roteiro bem escrito do próprio Paulo Gustavo e da eficiente direção de César Rodrigues (que inclusive é conterrâneo deste que vos escreve). Que venham mais aventuras desta intrépida e desbocada mãe que é como qualquer outra : tem amor incondicional pelos filhos e um coração molinho molinho... apesar da força que aparenta ter.







 
Vale Ver ! 





Nenhum comentário