Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Shaolin do Sertão' - 2016

NOTA 8.0


Depois da calorosa recepção de 'Cine Hollliúdy' em 2012,  o cearense Halder Gomes está de volta em mais uma comédia impagável: 'O Shaolin do Sertão', que estreou nos cinemas em outubro passado, tem a mesma pegada over que destacou seu trabalho dentre tantas produções nacionais, ao mesmo tempo tão criativa e original quanto sua primeira incursão. 


A comédia que se passa durante a década de 80, acompanha a trajetória de lutadores de vale-tudo que passam por dificuldades devido à falta de lutas profissionais. A fim de manter a paixão pela luta, eles desafiam os valentões no interior do Ceará que aceitam participar da competição criada. É assim que Aluiso Li (Edmilson Filho) vê a sua chance de ouro para realizar o sonho de se tornar um verdadeiro mestre das lutas como os heróis de seus filmes favoritos.

Misturando várias referências dos filme de artes marciais, o filme tem o melhor da cultura nordestina, desde o sotaque inconfundível até os costumes, e a inventividade de tudo que nasce do regionalismo. Halder Gomes vai do grotesco ao humor inteligente, ao que parece, será uma veia sempre presente em suas próximas obras. Independente do que ele faça,  sua marca registrada estará lá, imprimindo o ritmo de um gênero, que de uns tempos pra cá no Brasil, tem pretensões típicas das comédias enlatadas. 

Edmilson Filho, o protagonista, não é apenas um personagem dentro de um figurino, o ator convence tanto que passamos a acreditar que ele é o próprio Shaolin, contudo a receita do sucesso é mesmo o conjunto: entre atores desconhecidos e outros já íntimos do grande público - como os comediantes Dedé Santana , Marcos Veras  e Fafy Siqueira, a comédia faz ainda uma mistura inusitada com o cantor Falcão vivendo um chinês 'a lá Paraguay'. 

'O Shaolin do Sertão' é muito mais que um formato pouco usado nas produções nacionais,  é o resgate da inocência que há muito andava perdida dentro do nosso cinema. 






Vale Ver ! 




Nenhum comentário