Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Fragmentado' - 2017 - Crítica 2

NOTA 8.0



Por Karina Massud    @cinemassud 




Se você é como eu, que ama passar medo no cinema e ficar grudado na poltrona, não deixe de assistir "Fragmentado", o mais novo thriller psicológico de M. Night Shyamalan. Desde "Corpo Fechado" (Unbreakable, 2000) que o diretor não consegue emplacar um sucesso com o seu público (nem fora dele), que há tempos está ávido por cenas de fuga, medo, reféns, tortura psicológica e claro, um grande final.


Kevin (James McAvoy) é um doido que tem múltiplas personalidades, 23 no total, e ele muda de uma para outra apenas com a força do pensamento. Ele sequestra 3 adolescentes e as deixa presas no subsolo de sua casa; mas elas logo percebem que o psicopata são várias pessoas em uma e tentam escapar da prisão conhecendo e manipulando essas personalidades. 

Achei excessivo 23 personas, foi apenas um recurso pra tornar tudo mais assustador pois de fato só são mostradas algumas ao longo do filme.

Kevin faz tratamento psiquiátrico com a terapeuta Dra Fletcher, que é ciente de suas muitas facetas, acredita que ele é inofensivo e que conseguirá tratá-lo pra garantir um equilíbrio. Temos aqui todos os clichês de terror psicológico: cativeiro no subsolo, um labirinto de portas bem trancadas, corredores que não dão em lugar algum, grades, spray paralisante, fuga pela tubulação, etc - mas como são bem trabalhados, eles funcionam muito bem e garantem o clima de suspense e curiosidade.

James McAvoy está brilhante como Kevin, sua performance assombrosa
tem trejeitos, vozes e olhares bem distintos em todas as facetas do protagonista, só por ele já valeria ver o longa.

Como em todo bom thriller psicológico também ficamos sabendo a origem dos traumas dos personagens, o que é um pouco previsível , e os flashbacks explicativos são meio cansativos e bobinhos.

Faltou um bom twist (guinada, surpresa) no final, aquele momento impactante que choca o espectador. O clímax dessa vez é mais sóbrio (mas bem interessante!) e apenas para quem já conhece a obra do diretor.

Não é o melhor filme de Shyamalan : esse título ainda pertence ao fabuloso "O Sexto Sentido", mas é um filme ótimo - que prende, intriga e diverte . Vamos torcer para que o próximo venha logo...e ele certamente virá.






Vale Ver ! 

Nenhum comentário