Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'The Hunting Ground' - 2016

NOTA 9.5




'Até que aconteça com você,  você não vai saber como é a sensação'...  
diz a música 'Till It Happens To You' de Dione Warren e interpretada por Lady Gaga, vencedora de um Emmy e indicada ao Oscar de Melhor Canção no ano passado. A música tema do documentário 'The Hunting Ground' traduz perfeitamente o espírito proposto na produção que retrata uma triste realidade vivida nas universidades americanas. 


O documentário aborda  os inúmeros casos de estupro nos campus universitários americanos, explorando os problemas com as administrações dessas instituições, que se preocupam mais encobrir os fatos para manter as aparências e a reputação de suas universidades do que resolvê-los. Com depoimentos de muitas vítimas e pessoas que militam  contra essa prática nas faculdades, o longa é um retrato de como as pessoas que sofrem esse tipo de violência lutam por justiça e educação, apesar da frequente retaliação e assédio com as quais são obrigadas a conviver.

O documentário que chegou há pouco tempo no catálogo da Netflix, é um grito de socorro dos invisíveis que sofrem abusos todos dos dias nas mais variadas e conceituadas instituições americanas, que ainda explora todo viés dessa séria questão que  parece continuar sendo um tabu no meio dos funcionários e envolvidos com as universidades. 

O que mais me deixou estupefato, foi saber que o responsável por esse 'abafamento' é justamente o estado visando único e exclusivamente os lucros, além  da propaganda negativa que isso pode gerar, sendo diretamente coniventes com o favorecimento desse 'território de caça' (que estampa o título no original)

'The Hunting Ground' é um filme que deve ser visto. Trata de uma realidade que, infelizmente, é universal e atinge a mais pessoas do que imaginamos, inclusive muitas vítimas são próximas de nós e tem suas vozes silenciadas, graças à vergonha que a sociedade às proporciona. É uma obra que luta contra a impunidade de assediadores e estupradores, e essa luta precisa fazer parte do nosso dia – somente assim essa deplorável situação poderá ser remediada. A luta começa com nossa própria mentalidade, onde a vítima não possui parte da culpa, independente da roupa que estiver usando, se estiver bebendo ou se portando de maneira que os mais puritanos/machistas/etc consideram “errado”. Nada justifica assédio ou estupro, nada...  






Super Vale Ver ! 


Nenhum comentário