Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Antes Que eu Vá' - 2017

NOTA 8.0 


Por Rogério Machado 



Pelas primeiras falas de 'Antes Que eu Vá', drama baseado no livro de Laren Oliver que estreou nos cinemas no dia dezoito, um pensamento nos virá logo à mente: Eu já vi esse filme antes!  É, pode ser mesmo que o filme não tenha em sua premissa nada de novo - afinal de contas é sobre alguém que morreu e vendo a vida como num looping (ou algo assim), partiu para mudar o que estava errado em sua conduta - porém, felizmente consegui enxergar alguma originalidade no decorrer da história. 


No drama Zoey Deutch é Samantha Kingston (ou Sammy para os íntimos). Ela é uma garota que tem tudo o que uma jovem pode desejar da vida.. No entanto, essa vida perfeita chega a um final abrupto e repentino no dia 12 de fevereiro - o 'Dia do Cupido' - um dia que seria um dia como outro qualquer se não fosse o dia de sua morte. Porém, segundos antes de realmente morrer, ela terá a oportunidade de mudar a sua última semana e, talvez, o seu destino.

'Before I Fall' (no original) à primeira vista pode parecer um drama adolescente bobo, mas só parece! Na verdade o longa é um mar de questionamentos profundos travestido de melodrama juvenil: e se eu morresse hoje, teria me orgulhado da vida que vivi? Teria me sentido satisfeito com minhas escolhas, meus amores e até a maneira como trato quem está ao meu redor? É , isso pode parecer bem clichê, e até acho que o seja , mas a maneira como a narrativa se impõe diante do espectador e das cores que a direção de Ry Russo- Young (uma ainda jovem diretora americana) dá para seu filme, mudam por completo essa perspectiva errônea que a sinopse equivocadamente prevê.

É claro que com um elenco tão jovem não podemos esperar grandes momentos em atuações, mas a protagonista Zoey Deutch faz o dever de casa, apesar de não considerá-la uma atriz carismática. Em contra partida, temos a esquisita Juliet Sykes , vivida pela jovem Elene Kampouris (peça chave na trama) que compõe sua personagem de maneira doce, e com o peso dramático necessário para que, principalmente o desfecho,  saísse a contento.

Não sabemos quantos dias mais teremos nessa vida - se teremos a oportunidade de amanhã pedirmos perdão a quem magoamos, de dizer te amo para quem sempre mereceu ouvir e nunca dissemos. Enfim, você vai achar que já viu essa 'fita' antes. Mas aqui, a forma como a história foi contada e seu final surpreendente fez toda diferença. 






Vale Ver !  












Um comentário: