Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Strike a Pose' - 2016

NOTA 9.0



Strike a pose!

'Faça uma pose'- é o que diz um trecho de 'Vogue', uma das canções mais icônicas da Rainha do pop Madonna, que se tornou também uma espécie de carro chefe da turnê 'Blond Ambition World Tour', uma das mais rentáveis de todos os tempos dentro do cenário pop mundial. Digamos que 'Strike a Pose', documentário que chegou ao Netflix recentemente e que foi destaque no Festival do Rio,  seja um tipo de derivado do famoso documentário 'Na Cama com Madonna' (1991). Só que aqui, as estrelas são os sete dançarinos que brilharam juntos com Madge há mais de duas décadas atrás. 

Auto-proclamada “mãe” dos seis dançarinos gays e mais um hétero, Madonna usou o filme para se posicionar sobre os direitos dos gays e da liberdade de expressão. Estrelado por Salim (Slam), Kevin Stea, Carlton Wilborn, Jose Gutierez, Luis Camacho, Gabriel Trupin e Oliver Crumes, o único dançarino hétero, eles se tornaram símbolos de orgulho, inspirando pessoas a se desafiarem a serem elas mesmas. Vinte e cinco anos depois, eles compartilham suas histórias de vida durante e depois da turnê através desta produção. 


A primeira metade do filme recapitula as memórias dos dançarinos sobre o período em que trabalharam com Madonna –incluindo a participação no célebre clipe de "Vogue" e a subsequente escalação para embarcar na Blond Anbition, uma das mais polêmicas da cantora. Entre trechos de shows e noticiários da época , a direção vasculha as memórias daquele período único na vida de cada um deles. 

Já a segunda metade atualiza o público sobre o que aconteceu com cada dançarino desde 1991. Dos sete originais, um deles morreu em consequência da Aids em 1994 e é representado no documentário por sua mãe. Gabriel Trupin havia sido um dos três dançarinos a processar a cantora no início dos anos 1990 por questões relacionadas à obra –no caso dele, danos morais por ter sido forçado a sair do armário para a família após a repercussão da famosa cena do seu beijo gay durante a brincadeira de "verdade ou desafio" proposta por Madonna. Outros dois dançarinos, Kevin Stea e Oliver Crumes (o único heterossexual do grupo), processaram a pop star por participação nos lucros de bilheteria.

O tom dessa segunda metade é melancólico. Jose Gutierez e Luis Camacho, os dois dançarinos que introduziram Madonna ao movimento de voguing em 1989, contam como foi a vida de festas e drogas após o afastamento da cantora,que praticamente os levaram ao fundo do poço. 

A direção de Ester Gould e Reijer Zwaan é limpa e objetiva - resgata a mágica daquele momento, além de revelar como pode ser dura a vida após a fama tão instantânea. Ao final, depois de algumas revelações e surpresas, e com os olhos marejados, nos daremos conta de que antes de qualquer coisa, acabamos de presenciar a história de seis sobreviventes. 






Super Vale Ver ! 



Fonte : site Madonna on Line

Nenhum comentário