Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Um Reino Unido' - 2016

NOTA   7.5

Por Karina Massud  @cinemassud 


Romances à la "Romeu e Julieta" jamais deixarão de existir. Casais que, por amor, vão contra todos e contra todas as circunstâncias e adversidades para viver esse romance. E esses casais, estão aqui na vida real mais presentes do que nunca. Baseado no romance " The Colour Bar " de Susan Williams, o filme "Um Reino Unido" conta a história real do casal Seretse Khama e Ruth Williams.

Seretse(David Oyelowo) é o herdeiro do trono de um país africano chamado Bechuanalandia (atual Botswana) , estudando Direito em Londres ele conhece em uma festa Ruth (Rosamund Pike), jovem inglesa funcionária de um escritório. Eles se apaixonam e decidem se casar. Estamos no pós-guerra e no início e auge do regime do Apartheid.



O casal sofre preconceito de ambas as famílias, ninguém aceita um negro casando com uma branca britânica - 'Seretse deveria escolher como esposa alguém de sua tribo.' O casamento também vira uma afronta política: o governo britânico é contra pois teme perder o poder sobre Bechuanalandia (que era protetorado da Coroa Britânica ) e por consequência o acesso às reservas minerais e às recentes minas de diamantes lá descobertas.

Seretse entra em conflito com o tio que o criou e também com o corpo diplomático inglês, sofrendo sérias punições por isso. Uma história de amor no começo que do meio para o final vira uma trama de maquinações políticas.
Como Ruth, Rosamund Pike (de "Garota Exemplar") está serena e doce, mas ao mesmo tempo forte e decidida, reivindicando seus direitos como esposa e cidadã e enfrentando a solidão e adversidades impostas em sua nova vida.

Oyelowo (que interpretou Martin Luther King no filme "Selma") está um verdadeiro nobre: gestual, fala mansa, educada e segura, nem por um minuto perde a fleuma diante dos desafios e problemas que surgem depois de sua união.

Além do preconceito pesado e dos problemas políticos a trama mostra também belas e contrastantes paisagens: a cinzenta, nebulosa , fria e aristocrática Londres e a colorida, árida e vívida África.

Uma história de amor, conflito e perseverança com um final que deixa a sensação boa de que vale a pena lutar pelo que se acredita e ama.





Vale Ver ! 

Nenhum comentário