Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Rei Branco' - 2016

NOTA 8.5



Eu assumo:  distopias são o meu fraco. Gosto do ar, da mistura de mundos, da diversidade atemporal e principalmente, como este tipo de produção funciona bem no cinema. É claro, que nem todas acertam, mas ainda sim , em algum ponto da obra, ela irá deixar sua marca. Em 'O Rei Branco', que teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo no ano passado e segue inédito no Brasil, o mundo distópico esbarra em pontos que conquistam, principalmente pelo tom de político da obra. 


Na história seremos apresentados ao destemido Djata (Lorenzo Allchurch), um menino de apenas onze anos que vive em um país da Europa em um regime totalitário. Num dia de folga logo depois de momentos felizes em família, o garoto vê seu pai, Peter (Ross Partridgeser), levado por homens desconhecidos, e sem entender exatamente o significado da partida, ele , juntamente com sua mãe, Hannah (Agyness Deyn), ficam esperando dia após dia seu retorno. O pai havia sido acusado de participação em atividades contra o governo, e, segundo boatos, havia sido levado para um campo de concentração, sendo submetido a trabalhos forçados às margens do Rio Danúbio.

'The White King', é baseado no livro de György Dragomán, que foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2009. Não li livro, mas enquanto obra cinematográfica, senti o roteiro assertivo e bem explorado, que foge dos clichês do gênero e se dá a liberdade de não se prender à polarização de um tema que pode levantar debates calorosos: a ditadura. No longa dirigido pelo casal Alex Helfrecht e Jorg Tittel (isso mesmo, temos aqui um casal na direção), veremos além da crítica à um sistema totalitário e impositivo, pitadas de aventura infantil fazendo contraponto com um drama eficientemente conduzido. 

É certo que o longa não será uma unanimidade, mas eu, particularmente fui surpreendido. Posso ser suspeito por ter uma predileção pelo formato, mas admiro quando uma obra segue na contramão do que possivelmente esperaríamos dela - a coerência me atrai. 'O Rei Branco', pode até passar despercebido pelo grande público, mas fico contente por ter tido a oportunidade de saborear essa adaptação literária para a tela grande. 




Vale Ver !




Nenhum comentário