Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'A Promessa' - 2017

NOTA 8.5


Não. 
Não à intolerância, não ao jugo... Seja pela religião, cor, raça, opção sexual. 
Que cada um tenha a liberdade que precisa para viver e viver em paz. Essas palavras me vieram à mente durante a exibição do belo 'A Promessa', que passou pelos cinemas em maio deste ano. 

Hollywood pela primeira vez visita a questão apresentada no filme que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1915 e 1917, quando milhares de armenos foram perseguidos e mortos pelo Império Otomano, no primeiro caso de genocídio do século XX. A Turquia refuta o termo de forma veemente, mesmo este tido como consenso entre historiadores, reconhecido pelas Nações Unidas e o Parlamento Europeu. Mais um epsiódio vergonhoso na história da humanidade que até então não tinha sido mostrado ao mundo. 

No longa , Oscar Isaac vive Mikael, um jovem armênio que sonha em ser médico e vai estudar em Constantinopla, onde conhece e se apaixona por Ana (Charlotte Le Bon), por sua vez envolvida com o fotógrafo americano Chris (Christian Bale), que está na região cobrindo a perseguição étnica promovida pelas forças turcas, que levaria ao assassinato de cerca de um milhão de armênios – episódio até hoje não reconhecido pelo governo da Turquia.

Dirigido por Terry George (de 'Hotel Ruanda', outro excepcional longa com temática semelhante) , 'A Promessa' não se perde  justamente por não se concentrar no triângulo amoroso, que fica mesmo em segundo plano, embora seja interessante ver o romance perpassando pela história, como já vimos muito em obras épicas de redenção e coragem. Amor e luta são palavras que funcionam bem na maioria dos roteiros. 

Por falar em roteiro, este, com exceção de alguns exageros muito típicos no gênero, entrega um trabalho final de grande valor dentro do tema proposto, e no que diz respeito à construção de personagem - destaque para o formidável trabalho do protagonista, Oscar Isaac, que emociona durante a triste trajetória de sua família, uma dentre tantas nas condições em que os armênios se encontravam naquele período selvagem. 

Em tempos de crimes de ódio entre nações e refugiados perecendo por falta de amor, 'A Promessa', firma-se ainda mais como uma história necessária de ser contada. 


Vale Ver ! 


Nenhum comentário