Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'A Torre Negra' - 2017

NOTA 6.5


Apesar de não ser exatamente um fã ou leitor assíduo da obra de Stephen King, tenho profundo respeito pela matéria prima que o mestre entrega, principalmente no que tange às adaptações para o cinema. Afinal de contas, como não aplaudir de pé filmes como 'O Iluminado' (1980), 'Conta Comigo' (1986) ou ainda 'Um Sonho de Liberdade' (1994)? ... E isso só pra citar uma ínfima parte de sua extensa safra de grandes obras. 

Seu mais novo trabalho adaptado para as telonas, acaba de chegar aos cinemas: 'A Torre Negra', que certamente será conhecido como um dos maiores insucessos do cardápio 'Kinguiano'.

Na trama,Idris Elba é Roland Deschain, um Pistoleiro que percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, um misterioso arranha céu mágico que segundo a lenda é responsável pelo equilíbrio do universo, o problema é que ele está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto (Matthew McConaughey), passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário. O Pistoleiro estaria muito próximo de vencer essa batalha, assim que um garotinho, Jake Chambers (Tom Taylo IV) cruzasse seu caminho....mas isso com toda certeza não seria tão fácil assim.

Pra mim, o grande barato da obra de King em geral, sempre foi o perfil dos seus protagonistas: multifacetados e sem representar com afinco um lado propriamente dito. O grande problema do filme (não li o livro , mas creio que este não apresente as mesmas instabilidades) é essa visão exageradamente maniqueísta, tanto que o personagem de McConaughey é vergonhosamente caricato - nunca imaginei em pensar isso de um personagem sequer que o ator defendesse. Já o Pistoleiro de Idris Elba se mostra deslocado o tempo inteiro, amuado, quase se perguntando o que está fazendo ali. 

Quanto aos efeitos especiais, sinceramente achei que , depois dos trailers que forçosamente vi antes de sessões anteriores (já que sou meio reticente à trailers) imaginei que pelos menos esses fossem me surpreender, mas nem isso, nada que já não tivéssemos visto antes. 'Matrix', continua continua dando aula. 

Andei lendo e vi que o diretor afirmou que 'A torre negra' é um filme curto (cerca de 90 min) porque deverá ser apenas o primeiro. Na verdade, o longa é parte de um projeto maior, que, especula-se, vai virar seriado. A aguardar se com mais tempo o universo de Stephen King ganhará uma adaptação à altura.



Vale Ver, Mas Nem Tanto! 




Nenhum comentário