Adsense Cabeçalho

Dica do Papo - '10 Coisas que eu Odeio em Você' faz 18 anos!

Por Rogério Machado



Parece que foi ontem.  Em meados de 1999 chegava o adorado '10 Coisas que eu Odeio em Você' , filme do diretor Jil Junger que lançava nomes como Julia Stiles , Joseph Gordon- Levitt e o saudoso Heath Leager, que faleceu em 2008 deixando trabalhos fantásticos como ator numa carreira profissional meteórica por assim dizer.

A dica de hoje completou 18 anos recentemente e até hoje é amada por milhares de fãs da adaptação livremente inspirada no clássico de Shakespeare 'A Megera Domada'. A obra que já ganhou inúmeras versões para cinema, tevê e teatro , tem no filme de Junger força para alcançar a juventude de maneira única. 

No filme, as irmãs Bianca Stratford (Larisa Oleynik) e Kat Stratford (Julia Stiles) estão em pé de guerra. Tudo isso porque Bianca não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, também encontre alguém a quem se afeiçoe. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.

Bem, para comemorar essa data super sugestiva, já que o filme foi e ainda é uma verdadeira febre entre adolescentes e jovens, vamos pontuar algumas curiosidades da produção. Vamos à elas:


  
👉 Como dissemos antes,  a trama é levemente inspirada na peça ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare. Padua, o nome do colégio onde acontece a maior parte da trama, é referência ao cenário do texto original do dramaturgo inglês.

👉 Foi o primeiro filme nos EUA do australiano Heath Ledger. Ele venceu a concorrência com Josh Hartnett e Ashton Kutcher para ficar com o papel de Patrick.

👉 A cena em que Kat (Julia Stiles) lê o poema das ’10 coisas’ só precisou ser gravada uma vez. As lágrimas da atriz durante a leitura não estavam no roteiro.

E, se você reparar bem, não são exatamente 10 coisas nessa lista, mas um total de 14. 

👉 A química entre Heath e Julia foi tamanha que eles chegaram a namorar também na vida real por alguns meses depois das filmagens.


👉 A roteirista Karen McCullah tirou o título de um antigo diário que ela própria escrevia na adolescência. Ela havia feito uma lista das 10 coisas que odiava a respeito do namorado, na época.



👉 A música que Patrick canta para pedir perdão à Kat, numa das cenas mais clássicas do filme, era para ser “I Think I Love You”, da Partridge Family. Como a produção não conseguiu os direitos dessa, foi Julia Stiles quem sugeriu “Can’t Take My Eyes Off Of You”. 

👉 O filme deu origem a uma série de tevê que teve apenas vinte episódios, entre 2009 e 2010,  antes de ser cancelada.  No Brasil, chegou a ser exibida pelo antigo canal Animax. 

👉 Vários nomes usados no filme fazem referência à história original Shakesperiana. O sobrenome de Bianca e Kat é "Stratford" (Shakespere nasceu em Stratford-upon-Avon). O sobrenome de Patric é Verona (cidade onde nasceu Petruchio, personagem correspondente da peça).



Essas foram as curiosidades que conseguimos do filme que tem muitas referências oitentonas, que na minha opinião só deixou a desejar por não ter trilha mais vibrante e  conhecida do grande público. Pode parecer besteira, mas uma das cenas que marcaram o filme, foi exatamente aquela em que Patrick se declara através da clássica já citada acima “Can’t Take My Eyes Off Of You”. Coincidência, certamente é que não é. 

Quer assistir ou mesmo rever o filme?  Ele está disponível na +Netflix Brasil .


* Fonte Yahoo




'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo' 




Nenhum comentário