Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Assassino: O Primeiro Alvo' (2017)

NOTA 7.5

Por Rogério Machado

A vingança é um tema recorrente na literatura, no teatro....e no cinema então? O assunto está sempre aparecendo como agente motivador em filmes de suspense, ação e afins. 'O Assassino: O Primeiro Alvo' baseado no livro de Vince Flynn e que chegou aos cinemas brasileiros na última quinta, usa esse sentimento destrutivo e pulsante onde o protagonista da trama mergulha literalmente em atitudes impensáveis e desgovernadas.


Na história, Mitch Rapp (Dylan O'Brien) , está  devastado depois de presenciar a horrível morte da noiva bem diante de seus olhos em um atentado terrorista numa praia paradisíaca bem depois de um romântico pedido de casamento. Pouco mais de um ano depois, ele irá dedica-se incansavelmente à vingança, o que chama a atenção da CIA. Recrutado, o descontrolado rapaz é enviado para o rígido treinamento de Stan Hurley (Michael Keaton), veterano militar que prepara assassinos secretos de atuação internacional e tem sérias ressalvas à avaliação psicológica de Mitch.

O filme é na verdade um festival de clichês, mas desempenhado com rigor pela direção de Michael Cuesta ('O Mensageiro'-2014) em se tratando de filmes do gênero. O primeiro deles, começa logo quando o recém recrutado se encontra com o treinador: o primeiro marrento, o segundo truculento e sempre fazendo questão de vociferar a todo tempo quem é que manda no pedaço - esse embate inicial é o que mais vemos no cinema para fomentar uma autoafirmação que chega a ser desnecessária e cansativa, e pra ser sincero, poderíamos ficar sem essa dessa vez. A grande sorte, é que temos um veterano do nipe de Keaton em um dos lados, e o constrangimento soa bem menor por conta da simples presença do ator.

No segundo ato, a motivação inicial perde força e dá lugar à um agente envolvido e dedicado, e claro (já era de se esperar), menos marrento. O foco então passa a ser o combate ao terrorismo cujo estrago seria causado através de uma bomba de plutônio em um lugar desconhecido. Nesse ponto, o filme ganha ação, brilho e grandeza até por conta dos surpreendentes efeitos especiais, mas no final das contas a produção se mostra um thriller fraco e de entretenimento fácil aos menos exigentes. Se tiros a perder de vista e lutas super coreografadas te satisfazem, então esse filme é pra você.



Vale Ver !

DIREÇÃO
Michael Cuesta

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Edward Zwick, Marshall Herskovitz, Michael Finch, Stephen Schiff, Vince Flynn
Produção: Lorenzo di Bonaventura, Nick Wechsler
Fotografia: Enrique Chediak
Trilha Sonora: Steven Price
Estúdio: CBS Films, Lionsgate Films
Montador: Conrad Buff IV
Distribuidora: Paris Filmes

ELENCO

Alaa Safi, Andrew Pleavin, Ayse Eldek, Bentley Kalu, Chris Webster, David Suchet, Dylan O'Brien, Evie Wray, Göksun Çam, Joost Janssen, Joseph Long, Kamil Lemieszewski, Khalid Laith, Kiera Bell, Michael Keaton, Michael Wildman, Navid Negahban, Nej Adamson, Ronan Summers, Sanaa Lathan, Scott Adkins, Shiva Negar, Sydney White, Taylor Kitsch, Trevor White


Nenhum comentário