Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Divórcio' (2017)

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


Ufa! O sentimento é de alívio.... logo nos primeiros minutos da exibição de 'Divórcio', quando me dou conta de que estou diante de uma produção legitimamente brasileira, que não segue moldes importados e que guarda em si um humor muito peculiar e inteligente... e o melhor, não se debruça sobre os clichês do besteirol para fazer rir.  O modo caricato impregnado não só nos personagens como também na essência do roteiro, elevam o ritmo da comédia quase que de maneira orgânica, apesar claro de todo tom over da produção. No novo filme do diretor Pedro Amorim (do ótimo 'Mato Sem Cachorro'- 2013), felizmente aquela máxima do 'menos é mais' não colocada em prática, passa a ser um ponto positivo e necessário à trama.



Nessa eletrizante comédia, conheceremos o casal Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício). Eles levam uma vida humilde, até que os dois ficam riquíssimos depois de criar um molho de tomate que virou sucesso nacional. Com o passar dos anos os dois vão se distanciando e um incidente é a gota d'água para a separação. Enquanto vão em busca do melhor advogado para defender o patrimônio que construíram com o passar do anos, os dois se envolvem num processo de divórcio complicado e desastroso, por assim dizer. 

Acertadamente, Amorim coloca o machismo e o feminismo muito bem representados guardadas as devidas proporções: a guerra deliciosa que começa logo após o pedido de divórcio por parte de Noeli, vem recheada de piadas misóginas e preconceituosas vindas de ambos os lados. Em toda a história do cinema nacional, em se tratando de relacionamento homem x mulher, confesso nunca ter visto nada parecido. O desgaste natural do casamento e as inúmeras picuinhas que nascem à partir daí se tornam um prato cheio para o humor, num desfile de cenas impagáveis que não se sobrepõem à trama central, o roteiro é tratado com respeito, e graças ao talento dos protagonistas, em momento algum a história desse casal adoravelmente estereotipado cai em descrédito diante de nós espectadores. 

A ambientação é deveras salutar ao desenvolvimento, o clima do interior de São Paulo (mais precisamente Ribeirão Preto) com as casas noturnas onde se ouve música sertaneja, além do jeito brejeiro da maior parte do elenco, convence mesmo diante das tonalidades super contrastadas com a realidade. 

Ácida, irônica, com humor refinado e escrachado ao mesmo tempo, a comédia dramática com pitadas de humor negro é um sopro fresco diante de um cinema que se repete muito por aqui. Nada de favelas e praias do Rio, nada de explorar o humor típico vindo do nordeste: a história de Amorim é nova, leve, e mostra que nossas produções ainda tem muito caldo pra dar... 
Yes! Nós temos cinema tipo exportação. 


Super Vale Ver !




DIREÇÃO
Pedro Amorim

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Angelica Lopes, Paulo Cursino
Produção: L.G. Tubaldini Jr.
Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Trilha Sonora: Fabiano Krieger, Lucas Marcier
Estúdio: Filmland International, Warner Bros
Montador: Danilo Lemos
Distribuidora: Warner Bros

ELENCO
André Mattos, Ângela Dip, Antônio Petrin, Bruna Tornarelli, Camila Morgado, Cynthia Falabella, Lu Grimaldi, Luciana Paes, Márcia Cabrita, Murilo Benício, Paulinho Serra, Robson Nunes, Sabrina Sato, Thelmo Fernandes




Nenhum comentário