Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Duas de Mim' (2017)

NOTA 6.5

Por Rogério Machado


'Cuidado com o que você deseja pois de um jeito ou de outro poderá se tornar realidade'...  Essa frase feita é a tônica do primeiro longa da talentosa Cininha de Paula, que apenas agora com seus 64 anos e depois de inúmeros trabalhos na tevê como diretora , tem seu primeiro longa lançado. 'Duas de Mim' chegou nessa quinta aos cinemas e apesar de ser recheado de elementos promissores  e ter como protagonista a carismática Thalita Carauta, o filme não alcança seu principal objetivo: o de fazer rir. 



Na história, Carauta é Suryellen, uma pessoa como eu e você que sempre acha que 24 horas por dia não são o suficiente para fazer tudo que precisa para manter sua família. Cozinheira de mão cheia, sempre sonhou em ser chef, mas a realidade simplesmente não colaborou com seu desejo. Mãe solteira de Maxsuel, adolescente precoce, vive no subúrbio carioca com o filho, a mãe aposentada, Sonja (Maria Gladys), e Sarelly (Letícia Lima), sua irmã encostada. Como tantas mulheres que precisam se dividir em várias para dar conta de tantas tarefas, Suryellen só não tem tempo para ser feliz e realizar seus sonhos. Até que conhece uma boleira misteriosa (Stella Miranda) , que lhe concede a chance de realizar seu maior desejo. Só que na hora de fazer o pedido, o que aparece é uma cópia dela mesma. E agora com duas Suryellens? Será que tudo finalmente seria capaz de se resolver já que duas dela usariam de maneira otimizada esse tempo tão precioso e efêmero? 

Os reality shows de gastronomia de uns anos pra cá são uma verdadeira febre no Brasil e no mundo, e é nesse metiê onde a história central se passa:  o cenário e o formato são praticamente uma cópia de um dos programas de maior sucesso hoje no Brasil, só que encabeçados pelos chefes do canal concorrente: Claude Troisgros e André Mifano que fazem uma participação especial no longa.  São nesses momentos, onde a comédia ensaia uma alavancada, mas não consegue ir muito além por conta dos inúmeros cortes voltados aos personagens secundários, que por sua vez, com exceção da ótima Alessandra Maestrini que vive Valentina, a dona do restaurante onde Suryellen trabalha, não conseguem empatia alguma com o público - destaque para o vexame nacional do ano no cinema para Latino que vive um cover dele próprio - vergonha alheia define!

Mesmo com algumas sequências - que eu chamaria de levemente engraçadas - pelo talento que tem no gênero, Carauta se esforça , mas diante de um roteiro cheio de falhas e vícios pré estabelecidos, fica difícil fazer milagre se até as piadas são insossas. Cininha de Paula bem que tentou, mas o menu servido aqui saiu sem tempero. Os ingredientes necessários para a produção deveriam estar em falta naquela ocasião. 



Vale Ver, Mas Nem Tanto! 


DIREÇÃO
Cininha de Paula

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Carolina Castro, L.G. Bayão
Produção: Carolina Castro, Iafa Britz
Fotografia: Zé Bob
Trilha Sonora: Ricardo Leão
Estúdio: Globo Filmes, Migdal Filmes, Telecine
Montador: Edt, Marcelo Moraes
Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes

ELENCO
Thalita Carauta, Alessandra Maestrini, André Mifano, Claude Troisgros, Flavia Quaresma, Gabriel Lima, Hsu Chien Hsin, Latino, Leticia Lima, Luma Costa, Márcio Garcia, Maria Gladys, Priscilla Marinho, 


Nenhum comentário