Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Gaga: Five Foot Two' (2017)

NOTA 9.0


Por Rogério Machado


" Quero engravidar, envelhecer com meus fãs... isso me empolga. Quero ser uma roqueira velha..."


Desabafa Lady Gaga em certa altura de seu documentário durante uma das muitas sessões contra as terríveis dores que sente em razão da fibromialgia, acreditando que a doença irá abreviar seu tempo de vida. Esse episódio é o ponto mais dramático da produção que acabou de chegar ao sistema de streaming Netflix. 


Recentemente, os fãs brasileiros foram surpreendidos com a ausência da cantora na primeira noite do Rock in Rio. Entre as grandes estrelas do evento, Gaga deixou seus little monsters (maneira carinhosa como ela chama os fãs) inconsoláveis quando anunciou que não viria mais ao evento justamente por conta de uma grave crise gerada pela doença. Em seguida, outros muitos shows inclusive foram cancelados. No documentário, fica latente como essa dor de origem desconhecida parece ser insuportável e afeta não somente seu corpo como seu psicológico.


No documentário original da Netflix intitulado ‘Gaga: Five Foot Two’, Lady Gaga oferece um olhar vulnerável da sua vida durante um dos períodos mais decisivos da carreira até agora. Dirigido pelo cineasta já indicado ao Emmy, Chris Moukarbel , o documentário é filmado no estilo do cinema verité, dando aos espectadores um acesso aos bastidores sem filtro, enquanto Gaga passa um tempo com amigos próximos e membros da família, grava e lança o álbum 'Joanne' em 2016 e lida com outros muitos conflitos e questionamentos pessoais. 


A retratação convincente de Moukarbel captura a vida de Gaga em um período de mais de oito meses. Outros momentos refletem aspectos mais normais da vida dela, seja participando de um batismo em família, visitando sua avó, cozinhando ou brincando com seus cachorros em casa. O documentário leva sem dúvida os espectadores a entenderem como todas essas experiências contribuem com a arte de Gaga - e como, em apenas alguns anos, a performer de 1,57 cm se tornou uma personalidade que é um fenômeno da música pop mundial, e isso em pouco mais de dez anos de estrada. 

Pode parecer clichê dizer isso,  mas é claro como cristal perceber que Gaga se despe completamente do seu personagem de ícone pop e se mostra como uma pessoa qualquer, que ama e não é correspondida, que sofre as perdas , que vibra com as vitórias, que grita de dor,  que chora, que busca ser melhor e se realizar. O mais motivador disso tudo, é que essa busca não tem como foco a artista que ela pode vir a se tornar, mas sim no ser humano melhor que ela tem buscado ser a cada dia - o sucesso pra ela é resultado de todo bem que ela distribui.  

Para fãs, simpatizantes de seu trabalho, ou mesmo aqueles que não tem muita intimidade com o som que a cantora faz, vale aquela espiada.  



Super Vale Ver ! 


Nenhum comentário