Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Sua Melhor História' - 2016

NOTA  7.8


Por Rogério Machado


Enquanto uma guerra acontecia lá fora, um roteiro era reescrito nos bastidores do cinema para então dar vida à um filme sobre a própria guerra. 'Sua Melhor História',  da competente diretora dinamarquesa Lone Scherfig (de 'Educação' - 2009 e 'Um Dia' - 2011) é uma produção da BBC Films que  ainda segue sem previsão de estreia oficial no Brasil, mas já pode ser encontrado on line. 


No filme que se passa em 1940, Gemma Arterton interpreta Catrin Cole, uma dona de casa que vive em Londres no período da Blitz, quando os alemães bombardeavam o território britânico várias vezes ao dia. Após conseguir um emprego no Ministério da Informação, ela entrevista duas irmãs que participaram da evacuação de Dunquerque e leva a história pra seus chefes, que decidem produzir um longa metragem de propaganda. Trabalhando ao lado de Tom Buckley (Sam Claflin), Catrin busca superar o preconceito por ser mulher, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa, já que seu marido, Ellis (Jack Huston), não aceita o fato de sua esposa ficar fora durante boa parte do dia, que representa pra ele, não receber a devida atenção e não cuidar da casa.

O filme dentro do filme no episódio em questão, serviria de agente motivador para os aliados que haviam conseguido uma grande vitória no início da Segunda Guerra : o resgate de milhares de homens durante a Batalha de Dunquerque na França, que inclusive acabou de ganhar um filme assinado por Christopher Nolan. Entretanto, o foco do filme de Scherfig não é a guerra e sim os relacionamentos. Tanto dentro do filme que Catrin e Tom estão roteirizando, quando em meio àquele momento, todos estão à procura de si mesmos, buscando seu lugar na sociedade e amplificar as relações, principalmente por conta daquele obscuro instante. 

Apesar de cativante em alguns momentos, 'Their Finest' (no original) se perde mesmo na tentativa de discutir a vida pessoal de Catrin de forma muito melodramática. A porção romance do longa passa a cair num lugar comum demais e sem brilho o bastante para que o público torça para um possível final feliz. Contudo, a produção tem bom desenvolvimento num todo, e também é super bem cuidada, desde a cenografia, produção de arte e fotografia. Além de claro, um impecável elenco em cena - destaque para o veteraníssimo Bill Nighy, pra mim o melhor motivo em se tirar um tempinho para a sessão. 



Vale Ver !  









Nenhum comentário