Adsense Cabeçalho

Especial - Star Wars : Um Épico Bíblico?

Um Leque de Coincidências e Especulações Sobre o Futuro

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Dá pra dizer que Star Wars é - e sempre foi - uma releitura do embate bíblico do bem contra o mal. Darth Vader, que nasceu fora do coito sexual (sendo concebido através da Força em manifestação no ventre de sua mãe), nada mais é do que um Jesus Cristo que não resistiu a tentação e cedeu ao caminho da maldade. O Cristo caído, sob a tutela do demônio (na forma do senador/Imperador Palpatini), distribui sua fúria pelo universo descumprindo o propósito de sua existência, e no final questiona a si mesmo e sacrifica a própria vida para manter viva a esperança e dar às pessoas uma chance de se salvarem. Em Star Wars, assim como na Bíblia, o mal sempre visa o domínio enquanto o bem sempre procura a harmonia coletiva e a paz entre os povos. 

Claro, Darth Vader não é Cristo, e não estou insinuando isso. Só estou apontando aqui algumas semelhanças vistas em episódios anteriores da saga para chegarmos, enfim, ao oitavo filme da cronologia oficial de capítulos de Star Wars, onde há uma semelhança ainda mais intensa com as escrituras sagradas.



Os justos serão dados como enganados e perdidos, o ódio e a indiferença se espalharão como ervas daninhas, e a fé entre aqueles que seguem o verdadeiro caminho da luz será testada. A esperança estará em escassez e muitos dos que lutam pela justiça e buscam o bem coletivo serão executados. O mal imperará, e todos esperarão por aquele que virá para confrontar a tirania e reascender a chama que alimenta os corações dos que se mantém fiéis aos ideais da luz.

Agora pergunto: acabei de descrever o apocalipse bíblico ou o oitavo episódio de Star Wars?

Não é de se espantar que Bíblia e Star Wars se confundam um com o outro em muitos aspectos. Apesar de desafios, visões e resoluções diferentes, ambos mantém uma mensagem de esperança em meio a crise e de perseverança enquanto não surge um Salvador. Desse modo, lanço um novo questionamento: é possível, então, prever o futuro de Star Wars através do que é descrito na Bíblia?



Há quem diga que bem e mal são relativos, e há quem diga que o certo é o certo mesmo que ninguém o faça e que o errado continua sendo errado mesmo se todos o praticarem. O primeiro pensamento é satânico e o segundo é cristão, isso biblicamente falando. Digamos que Star Wars, apesar de mostrar “os dois lados da moeda”, defenda o posicionamento bíblico/cristão dos conceitos de bem e mal. Seguindo esse princípio, podemos ter uma boa base para poder arriscar algum palpite sobre o vindouro episódio IX. E meus queridos, se Star Wars rumar para a genuína destruição como prometeu, teremos uma representação clássica do confronto final onde, mesmo desacreditado, o bem dá a volta por cima e vence as trevas no último instante, matando o inimigo e eliminando sua influência na galáxia.

Agora que Kylo Ren assumiu o controle de seu próprio destino, fica cada vez mais claro que não haverá possibilidade de redenção para ele como aconteceu com seu avô, o Jedi Anakin Skywalker que assumiu o manto negro de Darth Vader mas voltou para a luz no fim de sua jornada. Não há ninguém acima de Kylo a quem ele deva obedecer, e dessa forma sua fúria obsessiva crescerá de modo que, para pará-lo, será necessário matá-lo. Kylo Ren precisa morrer.



Agora resta saber se os produtores vão inventar de querer torná-lo um mártir, que toma consciência de seus atos perversos e se sacrifica para salvar alguém (o que seria uma redenção forçada e fajuta, convenhamos), ou se ele essencialmente encarnará a maldade em um patamar superior. Como provavelmente Luke Skywalker voltará para acompanhar o desenvolvimento de Rey e atormentar os pensamentos de Kylo, os conflitos internos do neto de Vader serão elevados para um nível ainda mais crítico do que o visto no clímax de 'Os Últimos Jedi’. O único fato inquestionável é que o confronto entre bem e mal em Star Wars terá um desfecho avassalador.

É presunçoso afirmar que a saga Star Wars possa ser considerada um épico bíblico contado de uma forma mais poética - e mais barulhenta - que o convencional, mesmo apesar das várias semelhanças (principalmente as não citadas) que possa ter. Contudo, apesar das mensagens e pontos em comum, Star Wars ainda tem muito a ser explorado e aproveitado, e as histórias que aconteceram há muito tempo nessa tão longínqua galáxia ainda estão só começando a serem contadas.



'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo' 

Nenhum comentário