Adsense Cabeçalho

O ilusionismo de Star Wars - A Reviravolta que Estava na Cara de Todo Mundo

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Quando cheguei em casa após assistir 'Star Wars: Os Últimos Jedi’, o meme do Pica-Pau com cara de bravo dizendo “fui tapeado” entrou em minha cabeça com uma enxurrada avassaladora de wallpapers, como se a voz do personagem estivesse sendo gritada aos meus ouvidos dezenas de vezes ao mesmo tempo. A razão? Simples! Eu fui, sim, tapeado. E pior: eu me permiti ser tapeado e gostei disso. Se você não sabe do quê exatamente estou falando então calma, gafanhoto, porque antes tenho que comentar outros pontos do filme para que você entenda. Explicar já eu vou, e paciência ter você deve.

Obviamente, o texto a seguir contém spoilers violentos. Siga por sua conta e risco.

Essa tapeação, como um troll fanfarrão, se aproveitou da falta de atenção generalizada para pregar uma peça. Primeiro, vamos ao resumão do cenário em que os personagens se encontravam.



Rey e Luke se desentenderam na ilha após descobrir a razão do ódio de Kylo Ren contra Luke. Ela então convoca Luke para a batalha, oferecendo novamente a ele o sabre de luz que trouxe de tão longe para entregá-lo. Luke recusa, e Rey leva o sabre consigo. Em uma jornada ousada e corajosa, ela entra na nave do Líder Supremo Snoke e se submete a uma sessão voluntária de tortura em prol de seu objetivo de resgatar Kylo Ren do domínio do lado sombrio. Só que, em uma reviravolta surpreendente, Snoke é morto e, após duelar com aquele que tinha ido salvar, ela vê o sabre que empunhava ser destruído devido ao uso excessivo de Força sobre ele por ter sido puxado de dois lados opostos, rompendo-se ao meio. Ela foge e Kylo Ren, enfurecido, convence Hox de que foi ela quem matou o Líder Supremo. Enquanto isso acontecia, em outro ponto da galáxia os rebeldes Finn e Rose corriam contra o tempo para encontrar alguém que pudesse ajudá-los a tirar a Resistência do curso trágico rumo ao seu fim, que se prolongava em uma torturante perseguição espacial. O plano falha, Poe Dameron aprende uma lição e os rebeldes fogem em módulos rumo a uma base do movimento que estava desativada em um planeta próximo. Ocorre, porém, que eles ficam encurralados nessa base - que tem uma porta só - e a Primeira Ordem resolve confrontá-los em um covarde ataque de solo, disposta a aniquilar de uma vez por todas a fagulha da rebelião.

E é exatamente nesse momento, meus amigos, que fui tapeado. Não estou falando da cena onde Luke revela ser somente um holograma, mas sim dos momentos que antecedem essa revelação, que diziam na cara dura que ele não estava de fato alí presente. Luke aparece “do além” dentro da caverna de única porta entrada/saída e, após reencontrar Leia e dar a ela um adereço da Millennium Falcon (um par de dados que Han Solo usava como um suvenir de retrovisor) numa cena belíssima, ele sai para confrontar Kylo Ren e seu exército de At-Ats. Luke não morre, mesmo após receber uma saraivada de disparos; e o sobrinho desce da nave para um duelo. Nesse momento Luke saca o sabre e chama Kylo pro fight, desafiando-o, em um diálogo preciso e friamente calculado.


Já conseguiu notar o ponto da ilusão do roteiro? Se já, então parabéns! Se ainda não, então reveja atentamente os acontecimentos anteriores a essa cena no que engloba o sabre de luz.

Notou agora? Não tinha como Luke estar com aquele sabre de luz porque o mesmo, além de não estar com ele, havia sido destruído na nave de Snoke. Entretanto, na euforia do ápice da batalha, essa informação é mentalmente ignorada e os espectadores, por conveniência, aceitam de bom grado o retorno de Luke à ação.

Então, meus caros, mesmo com todas as informações necessárias para desacreditar na presença de Luke no deserto de sal do planeta Crait, eu assumo que fui vítima de um ilusionismo criado por mim mesmo só pelo fato de que eu escolhi acreditar. Parabéns para o diretor Rian Johnson, que aqui se mostrou um mágico nato.

E você? Também caiu no truque dele? Comente aí e pergunte aos amigos se eles também foram tapeados!  Curta nosso blog e acompanhe nossas publicações, ainda vamos falar bastante sobre Star Wars!



'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo' 

Nenhum comentário