Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Punhos de Sangue' | 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado



Apesar de não ser exatamente um fã de box, sempre gostei de filmes que tem como pano de fundo esse esporte. Imagino que pra quem gosta, filmes assim terão um plus a mais, mas independente disso, consigo mergulhar fundo nessas histórias: 'Ali' (2001), 'Menina de Ouro' (2004), 'O Vencedor' (2010) ou ainda o recente 'Creed -Nascido pra Lutar' (2015), são exemplos (isso só pra citar alguns) de longas ficcionais ou cinebios que abordam de maneira impecável esse esporte. O mais novo deles, 'Punhos de Sangue - A Verdadeira História de Rocky Balboa', que passou pelos cinemas em meados desse ano, é mais uma prova que produções do tipo tendem sempre a dar muito certo.



O longa conta a história do boxeador Chuck Wepner (Liev Schreiber). Ele trabalhava como vendedor de bebidas na cidade de Nova Jersey até começar a se dedicar aos ringues. Com o apoio da mulher, Phyliss (Elisabeth Moss), Chuck luta para alcançar o sucesso. Em 1975, ele fica mundialmente conhecido quando enfrenta Muhammad Ali. Na luta, Chuck chega a derrubar o lendário boxeador e se mantém firme até perder no 15° round. Fora dos ringues o atleta ainda é preso por porte de cocaína.

Quando falamos em filmes sobre lutadores, não há como não pensar no maior de todos eles: Rocky Balboa,  que foi imortalizado na pele de Sylvester Stallone em sete longas. Rocky foi justamente inspirado na vida de Chuck Wepner, na qual se trata essa cinebio, dirigida com competência por Philippe Falardeau ('A Boa Mentira' -2015). Falardeau lança um olhar ácido e bem humorado na história de Wepner, que amparada por um trilha sonora só com o crème de la crème da disco music (já que a história se passa em meados dos anos 70) e a fotografia ímpar de Nicolas Bolduc, deixam a trama esteticamente também muito interessante. 

De todos os pontos positivos ou apuros técnicos, nada é melhor em 'Punhos de Sangue' do que seu elenco. Liev Schreiber está indefectível na pele do lutador bonachão e prepotente. Destaco também o sempre ótimo Ron Perlman que dá vida à Al, o treinador de Wepner. Seja pelo tom e abordagem, ou mesmo pelo show que o elenco dá em cena, 'Punhos de Aço' é mais um ótimo exemplo dentro desse tipo de produção.  Recomendo. 


Vale Ver ! 

DIREÇÃO
Philippe Falardeau

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Jeff Feuerzeig, Jerry Stahl, Michael Cristofer
Produção: Carl Hampe, Christa Campbell, Lati Grobman, Liev Schreiber, Michael Tollin
Fotografia: Nicolas Bolduc
Trilha Sonora: Corey Allen Jackson
Estúdio: Campbell Grobman Films, Jeff Rice Films, Mike Tollin Productions
Montador: Richard Comeau
Distribuidora: Califórnia Filmes

ELENCO

Angela Marie Roy, Catherine Corcoran, Elisabeth Moss, Ivan Martin, Jason Jones, Jen Ponton, Jim Gaffigan, Joe Starr, Liev Schreiber, Liz Celeste, Morgan Spector, Naomi Watts, Pooch Hall, Ron Perlman, Sadie Sink, Wass Stevens, William Hill, Zina Wilde

Nenhum comentário