Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Fala Sério, Mãe!' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado

A escritora Thalita Rebouças tem mais de 20 livros lançados em cerca de quase 20 anos de carreira. A moça que já está com seus 40 e poucos tem uma habilidade ímpar para dialogar com o público adolescente em suas obras, das quais atualmente 6 viraram filmes em produção, umas já ganharam e outras em breve ganharão as telas. O mais recente, 'Fala Sério, Mãe!' acabou de chegar aos cinemas e traz, acima de tudo, um elenco afinado em uma história gostosa sobre o relacionamento entre mãe e filha.



Na comédia, Ingrid Guimarães é Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes (Larissa Manoela), que está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida: o início da adolescência. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe. O que resta para elas?  Tentarem se entender e buscar a melhor forma para o convívio diário. 

Confesso que fiquei com um pé atrás, mas resolvi encarar a sessão tentando me desprender dos preconceitos que tenho com relação à menina Manoela:  pra mim, a pop star multifacetada sempre me soou como uma personagem fabricada pra suprir o nicho de um mercado que por aqui anda meio carente de ídolos - o público jovem brasileiro hoje não têm heróis ou heroínas teen para se inspirar, e meu medo era  que houvesse mais fumaça do que fogo... mas não, ao me dar a chance, (devo confessar que a presença da sempre ótima Ingrid Guimarães foi um agente motivador) acabei me surpreendendo com o talento e a empatia com o vídeo que Larissa Manoela tem. O bate bola entre ela e a veterana Ingrid Guimarães é o melhor da produção, com tarimba pra fazer rir e chorar.

A grande sacada do longa na minha opinião (já que não li o livro) foi lançar um olhar carinhoso sobre essa relação conflituosa como toda relação entre mãe e filhos - e o melhor , focar a história pelo olhar da filha em relação à mãe, e não o contrário.  O roteiro se desenha tratando esse relacionamento como o de duas melhores amigas, que se amam mas também se puxam a orelha de vez em quando - essa inversão de papéis resulta em cenas muito engraçadas e ao mesmo tempo emocionantes. 

O filme ainda conta com as participações de Paulo Gustavo e Fábio Júnior, e é o tipo de produção recomendada para toda família. 'Fala Sério, Mãe!' se saiu melhor do que eu podia imaginar, e no final das contas também serviu pra que eu definitivamente pudesse reconhecer o talento dessa menina prodígio. 


Vale Ver ! 


DIREÇÃO
André Carreira, Pedro Vasconcelos

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Ingrid Guimarães, Paulo Cursino
Produção: André Carreira
Trilha Sonora: Matheus Miguens
Estúdio: Camisa Listrada, Focus Entretenimento, Globo Filmes, Telecine Productions
Distribuidora: Downtown Filmes, Paris Filmes

ELENCO

Cristina Pereira, Duda Batista, Fábio Jr., Ingrid Guimarães, João Guilherme, Larissa Manoela, Marcelo Laham, Paulo Gustavo, Vitória Magalhães

Nenhum comentário