Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Jumanji: Bem-vindo à Selva' | Versão Proibidona

NOTA 8.0 

Martha, vem ver meu pênis!

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


É bom já ir logo avisando: vou falar alguns palavrões nessa crítica. Se você é criança ou se é educado ao ponto de se ofender com isso, leia a versão especial sem termos ofensivos clicando aqui.

Vamos começar então falando sobre o entrosamento dos quatro protagonistas. Resumindo, o elenco mete pra dentro sem dó nem piedade em um esbanjamento colossal de talento. A química que rola (do verbo “rolar”, rola aqui não é uma referência a piroca de ninguém) entre eles é notável de longe, e dá pra perceber a personalidade de cada “jogador” nos rostos dos avatares interpretados pelos nomes famosos do elenco.

Primeiramente, Dwayne Johnson. O cara é foda, um verdadeiro monstro, e tem se mostrado dono de um talento primoroso com um timing excelente para a comédia. É uma experiência maravilhosa ver ele interpretando um nerd borra-botas, inseguro pra cacete, que tenta não chorar e não gritar de medo a cada novo desafio.



Kevin Hart é do piru, um às da comédia norte-americana. Seu jeito encrenqueiro de abordar o cara popular do time da escola se faz recheado de caras e bocas, com cenas que renderiam ótimos memes e tirinhas. O que o cara não tem de tamanho, tem de talento.

E por falar em talento, puta merda! Eu tô encantado pelo talento desse cara chamado Jack Black! É nítido que nos últimos anos o potencial dele para a comédia tem sido pouco explorado. Seu rosto acabou ficando marcado por filmes que desmerecem suas qualificações, já que há quase uma década - desde ‘Trovão Tropical’ - não vemos um Black tão comprometido em um papel. Porra, o cara fez King Kong com o Peter Jackson! Merece respeito e agora, novamente, aplausos. Ele é de longe a melhor coisa que esse filme tem, ao dar vida a uma patricinha mimada e egocêntrica, que não vive sem o celular e quase geme de tesão pra cada boy que aparece. Resumindo, Jack Black é aquela bixa amiga que todo mundo adoraria ter. Se ele tivesse interpretado o Le Fou em 'A Bela e a Fera’, então aquele filme teria sido engraçado e funcionaria pelo menos como comédia. Jack Black é um mito, ponto final.

E tem a Karen - gostosa pra caralho -Gillian, que com certeza melou muita gente e já é inspiração pra cosplay pra próxima comic-con. O jeito meigo e desajustado se destaca em contraponto a formosura da moça, sendo uma personagem que, apesar de ter um enorme apelo sexual (e bota enorme nisso) consegue ser inocente e meiga sem ser ridícula ou forçada. A cena da tentativa de sedução dela com os vigias do armazém é impagável, de passar o ano inteiro rindo só de lembrar do constrangimento que se viu na tela.

Esteticamente falando, as resoluções e as aplicações contextuais para o vídeo game foram muito boas. Os personagens que auxiliam a trama, aparecendo pontualmente no decorrer do jogo, repetem as falas e deixam claro que estão ali somente para cumprir sua função informativa. O lance de apertar o peito e ver  o perfil de cada personagem do jogo (não sei o nome técnico disso, não entendo porra nenhuma das linguagens de jogos) foi uma solução visual e narrativa bem feita. No fim das contas, eu me surpreendi. Sério mesmo. Esperava um filme bem ruinzinho, e ele conseguiu me fazer rir pra caramba. Poderia facilmente assisti-lo em 16 bits, como um vídeo game antigo, que não me incomodaria nem um pouquinho. Entre risos e momentos de bad (quando vê-se a casa no meio do mato onde o personagem de Robin Williams morou quando esteve no jogo), só o que importa é que não devemos julgar ninguém pela aparência porque pode ser que o gordinho seja uma loira gostosinha e carinha lá do Jonas Brothers seja o filho do Tom Hanks.

Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Jake Kasdan

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommers, Jeff Pinkner, Scott Rosenberg, Zach Helm
Produção: Matthew Tolmach, Mike Weber, Ted Field, William Teitler
Fotografia: Gyula Pados
Trilha Sonora: Henry Jackman
Estúdio: Matt Tolmach Productions, Radar Pictures, Sony Pictures Entertainment (SPE)
Montador: Mark Helfrich, Steve Edwards
Distribuidora: Sony Pictures

ELENCO

Alex Wolff, Bobby Cannavale, Carlease Burke, Dwayne Johnson, Jack Black, Jamie Renell, Jason New, Karen Gillan, Kat Altman, Kevin Hart, Madison Iseman, Marc Evan Jackson, Maribeth Monroe, Marin Hinkle, Mason Guccione, Michael Shacket, Missi Pyle, Morgan Turner, Najah Jackson, Natasha Charles Parker, Nick Jonas, Rhys Darby, Rob Mars, Rohan Chand, Sean Buxton, Ser'Darius Blain, Steve Dunlevy, Tait Fletcher, Tracey Bonner

Nenhum comentário