PiTacO do PapO - 'Os Escritos Secretos' | 2017
NOTA 7.9
Por Rogério Machado
'The Secret Scripture' chegou aos cinemas americanos em maio desse ano, e é muito provável que não chegue à s salas por aqui, em geral, o destino desses longas com menor público e que dividem a crÃtica, no Brasil chegam direto nas plataformas de streaming ou nos sistemas de vÃdeos on demand. O longa é dessas adaptações que têm suas escorregadas, mas se firma pelo elenco escalado, e por ter como pano de fundo a segunda grande guerra. Quase sempre um chamariz pra grande parte da audiência.
A senhora Rose Clear (Vanessa Redgrave) é uma mulher idosa que vive num hospital psiquiátrico há cerca de 40 anos. Apesar do ambiente sombrio que a cerca, há um brilho nos seus olhos que não se extingue. Curioso e cheio de esperança sobre as histórias de Rose, Dr. Grene (Eric Bana) sente-se compelido a descobrir o seu passado e ajudá-la a recuperar a sua liberdade. Através de um tipo de diário feito sobre as páginas de uma bÃblia, os fatos são trazidos à claridade dos dias, a história de vida de um amor extraordinário e uma grande injustiça, revelando a notável coragem dessa jovem mulher (vivida na juventude por Rooney Mara), cujo único erro foi ter se apaixonado em tempos conturbados, em tempos de guerra.
Em primeira instância, o filme passa a sensação vazia de um roteiro perdido, onde os fatos são mal apresentados ao espectador, onde tudo converge para um triângulo amoroso mal estabelecido e resolvido entre Rose, um padre (interpretado pelo ator Theo James, da série 'Divergente') e um oficial do exército em combate na guerra. Mas o que parecia só um romance novelesco , se revela no segundo ato um drama eficiente, em que uma mãe anseia por encontrar o filho perdido, que mesmo depois de muitos e muitos anos, a esperança desse reencontro não lhe deixa.
A separação dessa mãe e filho no meio da segunda guerra, acontece por um fato que obviamente não revelarei aqui, mas que acaba ficando atrelado à esse triângulo em potencial. 'Os Escritos Secretos', que é baseado no romance de Sebastian Barry, não será o melhor drama que você já assistiu, mas com toda certeza te trará bons sentimentos.
Vale Ver !
DIREÇÃO
Jim Sheridan
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Johnny Ferguson, Sebastian Barry (autor da obra original)
Produção: Noel Pearson
Fotografia: Mikhail Krichman
Montagem: Dermot Diskin
Música: Brian Byrne
ELENCO
Rooney Mara, Vanessa Redgrave, Jack Reynor, Eric Bana, Theo James, Aidan Turnuer, Susan Lynch, Adrian Dunbar
Deixe seu Comentário: