PiTacO do PapO - 'Deserto' | 2017
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
Desconheço um paÃs que, em se tratando de ciências cinematográficas, diversifique tanto como o Brasil: são produtos para os mais diversos gostos e estilos que evocam a novidade,- das produções de arte até o besteirol feito para as massas, - com tamanha maestria que fica impossÃvel comparar nosso cinema com qualquer outro do mundo. Resultado da miscigenação, da diversidade cultural e da criatividade de profissionais que fazem verdadeiros milagres ao investir em cinema por aqui. Mais uma prova de que nosso cinema tem identidade e é diverso, vem com essa obra de arte em forma de imagem que é 'Deserto', filme do ator e diretor Guilherme Webber , disponÃvel nas plataformas on demand e na tevê a cabo.
Na história, seremos apresentados à uma trupe de teatro de rua, que, liderados por Dom Aleixo (Lima Duarte) embarcam em uma viagem apresentando um espetáculo por todo o sertão brasileiro. Mas, cansados da vida de nômade, o grupo decide se instalar em uma pequena cidade abandonada, e ali fundar a sua própria comunidade. Eles experimentam pela primeira vez uma outra forma de estar na sociedade, mas para que consigam conviver em harmonia, essas pessoas terão que enfrentar os desafios de viver um novo estilo de vida.
É com o fundar dessa nova sociedade onde cada um teria que desempenhar seu papel, é que surgiriam os grandes problemas e os primeiros conflitos. Nesse quadro, é que o filme de arte também assume um papel também questionador, ao criticar a maneira como a sociedade se estabelece e se reconhece - e isso de modo lúdico e criativo. Mas antes de questionar as mazelas do ser humano, existe também uma reflexão à despeito do envelhecer, cujo maior momento vem de um monólogo emocionante de Lima Duarte em que seu personagem define a velhice como “um massacre” e expõe o desapego da contemporaneidade com o todo, com o contexto (valorizam os “estribilhos”, no lugar do “poema”). Só essa cena já vale por um filme inteiro.
A direção de Webber, que aqui debuta no posto, persegue a perfeição à todo instante, dificilmente uma tomada não será impactante de uma forma ou de outra: ora pelo texto impecável do próprio Webber e de Ana Paula Maia, ora pela fotografia exuberante do talentosÃssimo Rui Poças (a quem tiver o prazer de conversar durante o Festival do Rio pelo trabalho feito em 'Zama', da diretora Lucrécia Martel). Inspirado no livro 'Santa Maria do Circo', de David Toscana, 'Deserto' deixa a interrogação: Será que vier em sociedade quer dizer assumir papéis por vezes vis e preconceituosos? Quer dizer se corromper? Sim, também, mas também quer dizer assumir o que se é e pronto, e vivendo nesse mundo, como circo que é, teremos uma distinta plateia pagando caro para ver e aplaudir de camarote, sejam nos números bem realizados, ou naqueles que preferirÃamos nem ter executado.
Super Vale Ver !
Por Rogério Machado
Desconheço um paÃs que, em se tratando de ciências cinematográficas, diversifique tanto como o Brasil: são produtos para os mais diversos gostos e estilos que evocam a novidade,- das produções de arte até o besteirol feito para as massas, - com tamanha maestria que fica impossÃvel comparar nosso cinema com qualquer outro do mundo. Resultado da miscigenação, da diversidade cultural e da criatividade de profissionais que fazem verdadeiros milagres ao investir em cinema por aqui. Mais uma prova de que nosso cinema tem identidade e é diverso, vem com essa obra de arte em forma de imagem que é 'Deserto', filme do ator e diretor Guilherme Webber , disponÃvel nas plataformas on demand e na tevê a cabo.
Na história, seremos apresentados à uma trupe de teatro de rua, que, liderados por Dom Aleixo (Lima Duarte) embarcam em uma viagem apresentando um espetáculo por todo o sertão brasileiro. Mas, cansados da vida de nômade, o grupo decide se instalar em uma pequena cidade abandonada, e ali fundar a sua própria comunidade. Eles experimentam pela primeira vez uma outra forma de estar na sociedade, mas para que consigam conviver em harmonia, essas pessoas terão que enfrentar os desafios de viver um novo estilo de vida.
É com o fundar dessa nova sociedade onde cada um teria que desempenhar seu papel, é que surgiriam os grandes problemas e os primeiros conflitos. Nesse quadro, é que o filme de arte também assume um papel também questionador, ao criticar a maneira como a sociedade se estabelece e se reconhece - e isso de modo lúdico e criativo. Mas antes de questionar as mazelas do ser humano, existe também uma reflexão à despeito do envelhecer, cujo maior momento vem de um monólogo emocionante de Lima Duarte em que seu personagem define a velhice como “um massacre” e expõe o desapego da contemporaneidade com o todo, com o contexto (valorizam os “estribilhos”, no lugar do “poema”). Só essa cena já vale por um filme inteiro.
A direção de Webber, que aqui debuta no posto, persegue a perfeição à todo instante, dificilmente uma tomada não será impactante de uma forma ou de outra: ora pelo texto impecável do próprio Webber e de Ana Paula Maia, ora pela fotografia exuberante do talentosÃssimo Rui Poças (a quem tiver o prazer de conversar durante o Festival do Rio pelo trabalho feito em 'Zama', da diretora Lucrécia Martel). Inspirado no livro 'Santa Maria do Circo', de David Toscana, 'Deserto' deixa a interrogação: Será que vier em sociedade quer dizer assumir papéis por vezes vis e preconceituosos? Quer dizer se corromper? Sim, também, mas também quer dizer assumir o que se é e pronto, e vivendo nesse mundo, como circo que é, teremos uma distinta plateia pagando caro para ver e aplaudir de camarote, sejam nos números bem realizados, ou naqueles que preferirÃamos nem ter executado.
Super Vale Ver !
DIREÇÃO
- Guilherme Weber
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Ana Paula Maia, Guilherme Weber
Produção: Vania Catani
Fotografia: Rui Poças
Estúdio: Bananeira Filmes, Canal Brasil
Montador: Ricardo Pretti
Distribuidora: Fênix Filmes
ELENCO
Cida Moreira, Claudio Castro, Everaldo Pontes, Fernando Teixeira, Lima Duarte, Magali Biff, Marcio Rosario, Pietra Pan
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