Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Motorrad' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado  


Houve um tempo em que o cinema nacional se dividia entre filmes de favela, sagas nordestinas e besteirois descerebrados.  De certo, dentro dessas propostas houveram grandes filmes (até bons besteróis, porque não?), mas já não era sem tempo do cinema brasileiro diversificar e mostrar novas facetas e gêneros, já que nosso cinema cresce a cada ano que passa. Sobretudo em 2017, tivemos um ano riquíssimo com bons dramas familiares, cinebios bem construídas, e até suspenses eficientes. Aqui, temos um exemplo de uma linha de gênero que poucas vezes foi explorada: o terror. 'Motorrad', do diretor Vicente Amorim ('Irmã Dulce'-2014) veio para quebrar de vez a maldição de que brasileiro não sabe fazer horror.


Nesse thriller de alta voltagem, seremos apresentados à um grupo de motoqueiros, liderados pelos irmãos Hugo (Guilherme Prates) e Ricardo (Emílio Dantas) que entram em território proibido e são seduzidos por Paula (Carla Salle) a fazer uma trilha onde a beleza da paisagem vai sendo rapidamente substituída pelo medo e pela morte. Enfrentar o que os está caçando vai ser tão difícil quanto a convivência entre eles, marcada por sedução, violência e transformações.

É bem verdade que o roteiro é raso e linear até demais para um filme do gênero, mas há que se valorizar o bom desempenho de tantos outros elementos que compõe um bom thriller: o som, que lança mão tanto através dos habituais efeitos sonoros, como também no roncar dos motores das motocicletas, que pelo menos pra mim se tornam aflitivos, e por fim,  até como as mortes acontecem - usando todo o espaço em locações feitas na Serra da Canastra -Minas Gerais, que se dividem em áreas áridas e locais com muita água em cenários naturais maravilhosos. O clima de tensão já toma conta da tela logo nos primeiros minutos e só deixa o espectador descansar do horror somente ao subir dos créditos. 

A cereja do bolo no entanto, é sobre as repostas, ou melhor, a ausência delas. Muito além do gore e do horror, o filme acerta mesmo no tom de mistério centrado na personagem de Carla Salle, que se conclui num certo clima de confusão e que faz pensar no que estaria de fato acontecendo muito antes do encontro com os 'motoqueiros do mal'. 'Motorrad', (cujo significado é o modo como motoqueiros tratam uns aos outros) por questões óbvias, não pode ser comparado com produções americanas ou japonesas, - já que essas dominam o gênero -, mas com certeza será lembrado como um dos melhores produzidos dentro do cinema nacional. 

O filme foi destaque nos festivais de Toronto e do Rio do ano passado, e acaba de chegar aos cinemas em circuito comercial. 


Vale Ver ! 

DIREÇÃO

  • Vicente Amorim

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: L.G. Bayão, L.G. Tubaldini Jr., Vicente Amorim
Produção: Andre Skaf, L.G. Tubaldini Jr.
Fotografia: Gustavo Hadba
Trilha Sonora: Fabiano Krieger, Lucas Marcier
Estúdio: Filmland International
Montador: Lucas Gonzaga
Distribuidora: Warner Bros. Brasil

ELENCO

Carla Salle, Emilio Dantas, Emílio de Mello, Guilherme Prates, Juliana Lohmann, Pablo Sanábio





Nenhum comentário