Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Para Todos os Garotos que Já Amei' | 2018

NOTA 8.5



Por Rogério Machado



A seara de comédias juvenis com algo dizer anda mesmo vasta de uns tempos pra cá... só em 2018 já dá pra enumerar alguns bons títulos que passaram pelos cinemas (como 'Com Amor, Simon' por exemplo) ou mesmo pela plataforma de streaming mais popular do momento; a Netflix. 'Alex Strangelove' e 'Barraca do Beijo' (ambas produções originais da plataforma) caíram nas graças do público e também da crítica. Não muito diferente acontece agora com 'Para Todos os Garotos que Já Amei' (ou 'To All the Boys I've Loved Before', no original), uma adaptação do livro para jovens adultos da autora best-seller Jenny Han.


Imagina só o que poderia acontecer se todos os seus crushs  (vulgo, paqueras) desde a pré adolescência descobrissem – de uma vez só – sua paixão por eles? A vida amorosa de Lara Jean Covey (Lana Condor), até agora só imaginária, sai de controle quando as cartas de amor que escreveu em segredo para todos os cinco garotos de quem já gostou são misteriosamente enviadas aos destinatários.

À partir desse evento , tudo muda na vida da jovem , que de invisível (pelo menos ela pensava ser) começa a ser ser notada nos corredores da escola e procurada pelos caras que um dia haviam sido alvo de seu interesse. É justamente nesse mote onde poderia morar o perigo, mas o roteiro de Sofia Alvarez junto com a direção Susan Johnson não se rende fácil aos clichês do gênero e volta seu foco na transformação pessoal de Lara Jean e não propriamente no revival de sonhos juvenis ou na romantização do tema, que se desenvolve com muito humor, e claro, apoiado pelo talento da jovem atriz que segura o filme nas costas , apesar de ter bons amparos em cena como o veterano John Corbett ('Casamento Grego' - 2002). Existem os dramas e conflitos da fase, mas eles não são explorados de maneira piegas ou com vícios até o encontro com o verdadeiro amor, muito comuns nesse tipo de filme. 

No mais, o bom ritmo, a montagem e edição (com destaque para as falas em 'off' da protagonista) entre outros detalhes,  dão tom e acabamento vigoroso e necessário para atingir seu nicho alvo: o público juvenil.  É aí que reside todo sucesso da trama, não querer ser mais do que é - a despretensão da história de inegável carisma será capaz de ganhar não só o público jovem como também os adultos. Afinal de contas, quem nunca amou em segredo ou teve o crush revelado pelo melhor amigo (ou amiga) que deu com a língua nos dentes 'sem querer'. Para a sessão,  encare com leveza e se divirta... essa é minha recomendação. 




Vale Ver !


Nenhum comentário