PiTacO do PapO - 'A Vingança Perfeita' | 2018
NOTA 6.9
Por Rogério Machado
A história da literatura e da dramaturgia, sobretudo nas tramas diabólicas e intrigantes, não seria o que é se o tema 'vingança' não existisse no dicionário. Existem infinitas possibilidades e caminhos dentro da temática em tantas vertentes que é impossível não se render. 'Terminal' (no original), do cineasta Vaughn Stein, à frente de seu primeiro longa ao melhor estilo 'a vingança é um prato que se come frio', tem uma narrativa cheia de peculiaridades. O filme, ainda inédito no Brasil, deve chegar por aqui direto em plataformas de streaming.
A trama acompanha dois assassinos com uma missão sinistra, Alfred (Max Irons) e Vince (Dexter Fletcher) , um professor, Bill (Simon Pegg) que tem uma doença terminal e pensa em se matar por conta disso, um empregado da limpeza super misterioso, Clinton (MIke Myers), e por fim, Annie (Margot Robbie) uma garçonete que trabalha em um bar, mas que vive uma vida dupla. Todas essas pessoas irão se cruzar,e suas vidas serão decididas por um gênio do crime que planeja, meticulosamente, a sua vingança...
O longa caminha de trás pra frente, e o que inicialmente parece um emaranhado de cenas soltas começa a fazer sentido praticamente já na reta final. A saga de vingança é contada de maneira não linear talvez como uma maneira de atrair a atenção do público, mas o que poderia se mostrar uma grande sacada, acaba se tornando um 'tiro no pé', uma vez que a narrativa tem uma condução um tanto quanto enfadonha e sem brilho. É certo que existe um drama ou um segredo obscuro por trás de cada personagem mas desafortunadamente eles são mal encaminhados até o desfecho.
Apesar desses problemas pontuais, o longa tem alguns acertos que chamam a atenção daqueles mais ligados em detalhes, como a trilha sonora, a fotografia e a pegada conceitual no visual. O elenco também é um ponto fora da curva, e Margot Robbie, demonstra mais uma vez sua versatilidade em performar. Sua personagem cercada de mistérios, de caras e bocas, caem bem à essa mulher com pensamentos cercados de escuridão. Na sequência final, tudo se encaixa e se justifica, o que pode até reverter um pouco a má impressão inicial, mas infelizmente não o faz por completo. 'A Vingança Perfeita' (título nacional bem tacanha por sinal) até é interessante na concepção, mas não será lembrado por muito tempo.
DIREÇÃO
- Vaughn Stein
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Vaughn Stein
Produção: Tom Ackerley, David Barron, Arianne Fraser,Molly Hassell, Teun Hilte, Josey McNamara, Margot Robbie
Música: Tony Clarke, Rupert Gregson-Williams
Fotografia: Christopher Ross
Montador: Johannes Bock, Alex Marquez
Deixe seu Comentário: