Adsense Cabeçalho

Especial : 10 Videoclipes que Parecem Filmes

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Bateu tédio de início de semana? Então vamos falar de coisa boa! (Não, não vamos falar sobre a nova TekPix, que é a filmadora mais vendida do Brasil). Vamos falar sobre música!

Alguns videoclipes são tão bons que parecem até coisa de cinema. Existem músicas que marcam a vida, isso é uma grande verdade, mas não podemos negar que alguns clipes marcam tanto quanto a canção cantada! E é sobre algumas dessas superproduções que irá tratar a nossa matéria especial desta semana. Vamos a elas!


Justin Timberlake - 'What Goes Around... ...Comes Around'



Justin Timberlake é um sex appeal desde sempre, e fica mais estiloso a cada ano. O clipe da música em questão teve a presença da também sex symbol Scarlett Johansson, que dividiu cenas quentes e intensas com o atual marido de Jessica Biel. Os diálogos foram escritos por ninguém menos que Nick Cassavetes, diretor e roteirista de Alpha Dog, filme onde dirigiu Timberlake em cenas fortíssimas. E é de Alpha Dog que vem também o coadjuvante do clipe, o ator Shawn Ratosi, que foi companheiro de várias cenas de JT no filme. O diretor desse clipe é um mestre, e falarei sobre ele no final do artigo. Enquanto isso, fique com esse clipe fantástico e envolvente, que tem direito até a acidente de carro!


Keane - 'Crystal Ball'



Quem me conhece de perto sabe que uma das minhas bandas favoritas é a Keane. O grupo masculino é autor de músicas que muita gente conhece sem saber o nome, e talvez para você esse seja o caso de 'Crystal Ball'. Estrelado pelo ator Giovanni Ribisi e dirigido por Guiseppe Capotondi, o videoclipe narra o dia aparentemente normal de um pai de família, que de normal tem só a aparência. Tudo vira de cabeça para baixo e a sanidade do homem é posta a prova quando ele descobre que há outro cara em seu lugar. Música excelente, vídeo excelente!


Chris Brown & Justin Bieber - 'Next 2 You'



Outro Justin passando por aqui! Colin Tilley dirigiu Brown e Bieber nesta produção cafona e apocalíptica que, apesar de ser totalmente piegas, consegue ter lá o seu mérito. Efeitos bacanas e uma dancinha vergonhosa são as coisas que ficam na memória desse clipe, além de uma leitura labial de “I love you” dito por uma garota que se esforça para parecer à beira da morte. 


Eminem - 'Space Bound'



Tem pornstar aqui também! Em 'Space Bound', Eminem e a ex pornstar Sasha Grey (uma vez pornstar, sempre pornstar) dividem uma carona e duas realidades. Dirigidos por Joseph Kahn, eles dão um show de atuação e acrescentam ainda mais brilho para essa que é uma das melhores músicas do rapper.


Thiago Pethit - 'Moon'



E não poderia falar artista nacional nessa lista! O diretor do clipe (que é proibido para menores de 18 anos) é ninguém menos que o genial Heitor Dhália! Tem nudez total, prostituição masculina, suruba, ciúmes e uns lobos bem bonitos, tudo destacado pela belíssima fotografia em preto e branco ao som de uma das músicas mais viciantes dessa playlist. 


Tame Impala - 'The Less I Know The Better'



Mais um vídeo proibido para menores! Dessa vez, o som hipnotizante de Tame Impala e a beleza de Laia Manzanares são o carro chefe dessa odisseia ao amor não correspondido e às explosões de ciúmes. Esse clipe da banda australiana de rock Tame Impala foi dirigido por um alguém que assinou simplesmente como Canada, e é uma bizarrice deliciosa: tem mascote de time dando uns pegas na novinha (um tal de Trevor, um gorilão que tem um dedo enorme!), psicodelia, vômitos coloridos e várias bananas, com uma cena de sexo oral já no começo do clipe! Tudo isso na pegada do basquete e das líderes de torcida que todo marmanjo gosta de ver em cena.


Bon Jovi - 'Misunderstood'



Sob a direção de Marc Klasfeld, acompanhe a jornada do jovem Jack, que foi flagrado pela namorada Jill na cama com outra garota, enquanto tenta se explicar para não ser incompreendido nessa situação inusitada. Não vou nem comentar muito. Só digo uma coisa: veja. Apenas veja.


Britney Spears - 'Break The Ice'



Esse clipe cartunesco é um épico para quem viveu a adolescência nos anos dois mil.. Até hoje espero a sequência prometida ao final, que seria da música 'Kill The Lights'. Feito como um anime na Coréia do Sul e dirigido por Robert Hales, o vídeo foi um dos sucessos do retorno de Britney Spears ao mundo da música. Cheio de elementos místicos e ação, ele merece ser visto e aplaudido.


Green Day: 'Wake Me Up When September Ends'



Uma das maiores sequelas da tragédia dos atentados terroristas em setembro de dois mil e um foram as perdas que vieram na guerra que chegou após aquele dia atípico e fatídico. E a banda Green Day, que até pouco tempo antes era conhecida por suas músicas sobre drogas e masturbação, se tornou uma das queridinhas da América ao retratar um cenário bem comum naqueles tempos: casais que se rompiam devido a guerra do Afeganistão. O senso de patriotismo é bem presente no vídeo, assim como o amor dos jovens interpretados por Jamie Bell e Evan Rachel Wood. Assim como outros clipes citados anteriormente, este pode muito bem ser confundido com um curta-metragem, dada sua qualidade e sua abordagem. O final é aberto, quase como uma poesia, e o isolamento visto na expressão vazia de Wood é exatamente o mesmo que fica em todos que assistem ao vídeo e já viveram algo parecido. Contemple!


Amber Run - 'I Found'



Essa é uma de minhas favoritas. Por último e não menos importante, 'I Found' é uma história de compaixão no erro. Após ser sequestrada, a vítima se vê apegada a um dos sequestradores e ele, por sua vez, resolve ajudar a moça e salvá-la do perigo. Quem viu 'La Casa de Papel' sabe bem o nome disso: síndrome de Estocolmo! (Viu? Netflix também é cultura). Além de uma música linda e todo um trabalho de fotografia e arte, esse clipe merece seu destaque pela simplicidade e humanidade. E o mais legal: é a primeira parte de duas! Isso mesmo, o clipe tem continuação! Geralmente já fica engatilhado no YouTube, mas caso tenha curiosidade se chama 'Pilot'. Ambos os videoclipes foram dirigidos por Joe Elliot. Particularmente, gosto de imaginar 'I Found' como um vídeo fechado em si, mas a segunda música, apesar de destoar com o tom da primeira, tem lá suas qualidades. Assista e tire suas conclusões, mas principalmente aprecie a boa música que esse clipe trouxe!


Bônus:

Conheça Samuel Bayer

O diretor de ‘What Goes Around… ...Comes Around’ e de ‘Wake Me Up When September Ends’ é esse cara: Samuel Bayer. O homem entende como tornar um videoclipe em uma obra de arte, dando contexto e muitas vezes até criando um pequeno filme para a música. Se você assistia a MTV então certamente já viu pelo menos um de seus clipes, que são imensamente famosos. Para você ter uma noção de quem é o cara, ele dirigiu 'Smells Like Teen Spirit', da grande Nirvana. Em seu currículo existem clipes de diversos nomes famosos: Ozzy Osbourne, David Bowie, Iron Maiden, Ramones, The Smashing Pumpkins, The Rolling Stones, Robbie Williams, Marylin Manson, Lenny Kravitz, Aerosmith, Good Charlotte, Blink 182, My Chemical Romance, Marron 5, entre outros! Fica aqui o nosso reconhecimento ao nome de Samuel Bayer e ao seu histórico de produções. Vida longa à Bayer!


Gostou da matéria? Achou que faltou alguma? Deixe aí nos comentários e em breve faremos uma parte 2 com mais videoclipes que são coisa de cinema.

Nenhum comentário