PiTacO do PapO - 'Tungstênio' | 2018
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
Um dia na vida de um grupo de personagens de baixa classe média em Salvador, Bahia, movidos por desejos, ambições, segredos e, sobretudo, paixão; que vêm à tona quando seus destinos se cruzam de forma vertiginosa.... A sinopse inicial de 'Tungstênio' , novo filme sob a batuta do grande diretor Heitor Dhalia, que é baseado na grafic novel do quadrinista Marcello Quintanilha, em si já é um espéculo pronto, uma premissa que só faz atrair o espectador e que após a experiência da sessão, confirma que o trabalho só vem a corroborar a boa expectativa gerada em cima do texto de apresentação.
A história se passa em Salvador, na Bahia. É lá onde o uso de explosivos para pescar na orla atrai a atenção de Ney (José Dumont), um sargento aposentado que não suporta a falta de ordem e respeito ao seu antigo posto. Ao lado de Caju (Wesley Guimarães), ele busca ajuda para prender os pescadores, mas não consegue apoio do exército por ser este um crime ambiental. Após brigar com Ney, Caju liga de um telefone público para o celular do policial Richard (Fabrício Boliveira), que logo corre para o local de forma a prender os meliantes. Paralelamente, Keila (Samira Carvalho), a esposa de Richard, planeja deixá-lo em função das inúmeras brigas com ele.
Eu poderia citar diversos aspectos que fazem dessa nova obra prima de Dhalia (de 'O Cheiro do Ralo - 2009 e 'À Deriva- 2007), um ponto fora da curva: como a fotografa em paletas azul esverdeadas, o modo preciso dos ângulos para captar não só as sequências de ação como as cenas mais triviais, o texto... contudo, o principal mérito da obra é se manter fiel onde se derivou. O filme não só reproduz os enquadramentos de Quintanilha na HQ homônima, como também deixam intactos diálogos, narração (feita pelo ator Milhem Cortaz) e estrutura não linear que são a marca da obra do quadrinista.
Tungstênio é um metal excepcionalmente duro e resistente à corrosão. O nome desse metal que dá título ao filme, reflete bem o espírito atual do povo brasileiro. Todos os personagens estão à flor da pele, estão a ponto de explodir e a dureza tem tomado conta - talvez como uma forma de resguardo e autoproteção diante do caótico cenário político social. Para alguns, ver a violência tomando conta pode representar uma posição de contra-ataque, seja em que forma for, até através das redes sociais. Falta respeito, falta amor, falta delicadeza... inesperadamente, 'Tungstênio' acaba sendo múltiplo: é político e também pode se configurar como mais uma história de amor e fúria.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: