Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Uma Questão Pessoal' | 2018

NOTA 7.6


Por Rogério Machado


Os irmãos Paolo e Vittorio Taviani tem uma extensa história de amor com o cinema italiano. São mais de 40 anos resistindo na arte em um país que já não revela estrelas e grandes produções a todo momento quanto na fábrica de entretenimento que é os E.U.A, ou tem o reconhecimento dos argentinos e espanhóis. De toda forma, há de se respeitar um país que tem   Frederico Felini,  Marcelo Mastroiani e Sophia Loren como grandes expoentes. A carreira dos irmãos Taviani , além de extensa, tem títulos que marcaram a história do cinema em geral. 'Uma Questão Pessoal', pode não representar à altura o que eles são para a sétima arte, mas ainda sim é um trabalho que tem sua maneira de se mostrar especial.


O longa acompanha a história de Milton (Luca Marinelli) , um jovem membro da Resistência Italiana que decide cruzar a região de Langhe, durante a Segunda Guerra Mundial, para investigar o paradeiro de um antigo amigo, Giorgio (Lorenzo Richelmy). Ao descobrir que ele  possivelmente se envolveu com Fulvia (Valentina Bellè), por quem se apaixonou , Milton se vê envolvido com marcas do passado e tenta reencontrá-lo a fim de resolver suas questões.

A guerra já estava em pleno vapor, mas alguns ainda se refugiavam e evitavam se envolver com ela, e é assim que conhecemos o trio protagonista, que entre uma ou outra reunião numa bela casa, exploravam os campos, subiam em árvores, dançavam e ouviam música (destaco aqui a cena em que Fulvia e Milton comentam o vício em repetir toda hora na vitrola a canção recém lançada 'Somewhere Over The Rainbow', tema do clássico 'O Mágico de Oz - 1939', interpretada por Judy Garland). E é a canção que irá reger os momentos de flashback que embalam o sonho de Milton em um dia reencontrar Fulvia. 

Anos depois, ao voltar à casa, ele revive aqueles doces momentos e diante de um comentário da zeladora do lugar, ele se desespera ao ouvir que Fulvia poderia estar apaixonada por Giorgio , que naquela altura já estava preso pelo exército inimigo. Milton, ignorando todos os riscos, parte em busca de Giorgio - e para o espectador fica a pergunta se nosso herói estaria em busca da verdade ou só queria salvar o amigo. 'Uma Questão Pessoal' deixa a guerra para segundo plano e foca na introspecção de seu protagonista, através das longas caminhadas de Milton pelos campos, brigadas e acampamentos. 

O longa da dupla Taviani, confere poesia e lirismo à guerra, não chega a ser um grande filme, mas inevitavelmente nos aconchega ao personagem de Luca Marinelli, passamos a acompanhar com carinho aquela jornada que é uma viagem dentro dele mesmo - uma jornada de amor e amizade em meio à tempos sombrios. 


Vale Ver ! 


Nenhum comentário